Museu   ter — dom, 10h àS 17H30
Jardim   seg — dom, 7h àS 22H

VIRADA SUSTENTÁVEL 2025

19 de setembro de 2025 a 21 de setembro de 2025

A programação da Casa das Rosas vai florescer na Virada Sustentável desse ano. No número 37 da Avenida Paulista, convidamos vocês para se deixarem conduzir pelos aromas, cores e sabores da sustentabilidade. Teremos nomes como a ativista indígena Txai Suruí, a atriz Maria Paula, o cientista Paulo Nobre, a futurista Lala Deheinzelin, o ator Wellington Nogueira; os documentários de Mara Mourão, Caio Ferraz, Sylvio Rocha, Christina Carvalho Pinto, Fernanda Heinz Figueiredo, além da presença especial do Observatório do Clima, Schumacher Brasil, Teach The Future, Famílias pelo Clima (Fridays for Future), Instituto Cultural da Dinamarca e muito mais!

 

Grátis. Não é necessária inscrição prévia.

 

Sexta-feira, 19 de setembro

 

10h30 – Consultas Poéticas | Em parceria com o Théâtre de la Ville, da cidade de Paris, o Instituto POIESIS realizará o projeto Consultas Poéticas, iniciativa artística que visa oferecer momentos de acolhimento e inspiração ao público através da poesia.

Por meio de encontros individuais, o público é convidado a se sentar e conversar, recebendo uma “prescrição” de poemas escolhidos de acordo com suas emoções e necessidades do momento. Vestindo jaleco branco, o elenco brasileiro, composto por atores, músicos e bailarinos, propõe transformar a poesia em um ato de cuidado, promovendo um momento de conforto, reflexão e conexão humana, em um instante único e efêmero.

Local: Jardim

 

12h30 – Mostra Moda: Desfile + Feira de Brechós | Núcleo de Moda das Fábricas de Cultura promove a quarta edição do Mostra Moda. Encontro livre com feira de empreendedorismo, onde os aprendizes do Núcleo de Moda, criativos, artistas e artesãos locais promoverão suas criações dentro do universo da moda, beleza e estética. Com venda de peças de brechós, narrativas visuais, exposições e mais!

Local: Varanda

 

15h – Filme: A Terra Fala | A Terra Fala é uma síntese da história humana com foco na relação do ser humano com a natureza: a beleza da relação harmoniosa em tempos ancestrais; os horrores advindos do afastamento e da ruptura; e a busca pela reconexão. Através da carta de um homem para sua mãe, vamos acessando como era essa relação num passado histórico, o que ocorreu para que chegássemos ao atual estado de coisas, e como a mãe responde ao chamado desse filho que hoje se encontra tão desorientado. Depoimentos e experiências de nomes de grande envergadura descortinam um universo fascinante de invenções, conhecimentos e inovações que estimulam o despertar da consciência de que nada somos sem a natureza, pois somos parte dela; e nos mostram que soluções sustentáveis estão todas ao nosso redor.

Local: Sala Multiuso

 

16h30 – Trecho do filme Biocêntricos | Como você reinventaria uma parte do seu mundo tendo a natureza como modelo? Em Biocêntricos, essa e outras provocações são respondidas pelo olhar de Janine Benyus. A partir da conexão de pessoas que colocam a vida no centro de suas escolhas, a bióloga propõe inovações tecnológicas e sociais inspiradas na experiência de bilhões de anos da Terra.

Local: Sala Multiuso

 

Sábado, 20 de setembro

 

10h – O Caminho da Regeneração: um planeta, 8 bilhões de possibilidades | Nesta vivência interativa, com dinâmicas criativas e colaborativas, metodologias ágeis e o disparador audiovisual “Cabeça, Coração e Mãos”, de Satish Kumar — educador indiano e fundador da Schumacher College —, vamos cocriar caminhos para transformar intenções em ações regenerativas. Mais do que refletir, este será um espaço para sentir, experimentar e agir em conjunto — porque o futuro sustentável nasce de um presente regenerativo, onde pensamento crítico, vínculos afetivos e práticas concretas se encontram.

Você também será convidado a experimentar o método da Universidade VIDA, inspirado nos quatro estágios de aprendizagem da UNESCO e na teoria integral: Eu comigo, Eu com o outro, Eu e o Mundo, Nós e o Mundo. Em 1h30, vamos ativar a mente, abrir o coração e colocar as mãos em movimento, explorando como a regeneração pode tornar a sustentabilidade real, acessível e presente no seu cotidiano.

Local: Sala Multiuso

 

10h30 – Jogo da Sustentabilidade | O Jogo da Sustentabilidade é um tabuleiro onde jovens e adultos aprendem e apreendem a entender sistemicamente a sustentabilidade. Criado pela Fundação Rede Brasil Sustentável, o jogo “Sustentabilidade em Curso” explica de forma didática a história da luta socioambiental, os acontecimentos climáticos, seus conceitos, causas, efeitos e soluções.

Local: Jardim

 

11h – Roda de Conversa com Paulo Nobre: A emergência climática e os futuros que desejam emergir

Local: Sala Multiuso

 

11h – Maquete “Dinâmica da Água” | Ao longo de todo o dia, o público poderá conhecer de perto a famosa maquete do ciclo da água, criada pelo engenheiro agrônomo e educador ambiental José Carlos Perdigão, que se tornou viral nas redes sociais. O instrumento pedagógico chama atenção pela clareza com que demonstra os impactos da retirada da mata ciliar e os mecanismos naturais que ajudam a prevenir enchentes. Com simplicidade e precisão, o professor Perdigão mostra, por meio de uma maquete que retrata dois morros divididos por um rio, como a erosão do solo em pequena escala pode se transformar, no mundo real, em deslizamentos que provocam tragédias recorrentes em diversas regiões do país.

Local: Orquidário

 

11h – Oficina Dançar com(o) as plantas | Para além da biologia, da alimentação, ou de ser mãe/pai de planta, como mais podemos viver nossa relação com as plantas? Nesta oficina vamos investigar como as plantas podem ser mestras para nós em um nível mais profundo do ser. Experimentaremos práticas de observação e movimento que nos ajudam a ir além da percepção automatizada e cultivar um olhar e uma participação mais sensível aos processos sutis que dão forma à vida.

Local: Jardim

 

12h – Jogo PoN | Prepare-se para uma aventura épica em “PoN! – A Ilha dos Tatus”, um jogo mobile de ação que vai te levar para dentro da luta pela causa do clima, biodiversidade e sustentabilidade. PoN é uma iniciativa educativa que combina diversão com aprendizado, despertando a consciência ambiental e inspirando ações concretas.

Local: Varanda

 

14h – Espetáculo “Rastro”, com TF Cia de Dança | Fragmentos de tempo em espiral. Um rastro de movimento, de memória e de repetição. Como o corpo se lança numa relação com o que ele mesmo produz? É a presença de uma ausência. Instantes que já passaram e seguem esvaindo. Um rastro também de futuro, um eco que se anuncia antes do som. Rastro como algo que precede e segue uma ação, ao mesmo tempo em que se torna uma lembrança do que já se foi.

Local: Varanda

 

15h – Muito Além do Lucro: exibição do trailer + roda de conversa | Trailer do filme seguido de uma roda de conversa com a diretora. Um filme sobre as novas formas de economia rumo a um mundo mais sustentável, regenerativo, justo e feliz.

Local: Sala Multiuso

 

Domingo, 21 de setembro

 

10h – Feira de Arte Indígena | A Feira de Arte Indígena reúne produções de diferentes povos que constroem São Paulo, valorizando a sabedoria ancestral e fortalecendo artistas que expressam sua cultura por meio da arte. O público terá a oportunidade de conhecer e adquirir peças autênticas, elaboradas com técnicas tradicionais e materiais sustentáveis, contribuindo para a valorização do artesanato indígena e para o fortalecimento de suas comunidades.

Local: Jardim

 

10h30 – Roda de conversa “Raízes da Resistência” | Uma conversa inspiradora sobre as lutas e resistências que nascem em diferentes territórios: da Aldeia Indígena do Jaraguá, da Casa Cultural Hip Hop Jaçanã e da atuação de Txai Suruí, integrante do grupo consultivo sobre mudança climática na ONU. A proposta é dar visibilidade à força das mulheres indígenas que, desde a invasão e a consolidação do olhar colonizador sobre a terra como lucro, seguem enfrentando a destruição da vida e defendendo a continuidade da humanidade, povos, culturas e territórios.

Local: Varanda

 

11h – Maquete “Dinâmica da Água” | Ao longo de todo o dia, o público poderá conhecer de perto a famosa maquete do ciclo da água, criada pelo engenheiro agrônomo e educador ambiental José Carlos Perdigão, que se tornou viral nas redes sociais. O instrumento pedagógico chama atenção pela clareza com que demonstra os impactos da retirada da mata ciliar e os mecanismos naturais que ajudam a prevenir enchentes. Com simplicidade e precisão, o professor Perdigão mostra, por meio de uma maquete que retrata dois morros divididos por um rio, como a erosão do solo em pequena escala pode se transformar, no mundo real, em deslizamentos que provocam tragédias recorrentes em diversas regiões do país.

Local: Orquidário

 

13h – Roda de conversa “Ecoansiedade” | Vamos falar de ecoansiedade e transformar angústia em ação? O Famílias pelo Clima – movimento de pais, mães, familiares e redes de apoio que promove ações de justiça intergeracional e educação climática no Brasil – vai promover uma roda de conversa sobre ecoansiedade, ou ansiedade climática. Mais do que compartilhar a angústia, aqui queremos mostrar que você não está sozinho(a) e que, juntos(as), podemos amenizar esse sentimento por meio da ação propositiva para a mudança que precisamos empreender juntos. Participam dessa roda mães do Famílias pelo Clima: Clara Ramos, fundadora do Famílias, Daniela Vianna e Samantha Graiki Proença, coautoras da cartilha Educação Climática: Guia Prático para Famílias e Educadoras, uma psicóloga especializada em ecoansiedade (TBC), além de Ana Catarina Santilli, atriz e autora de livro Olhar para “o fim do mundo”.

Local: Sala Multiuso

 

14h – Trilha para o Novo Clima – Jogo para Crianças

Local: Varanda

 

14h30 – Tudo se conecta pela água | Exibição do documentário De onde vem a água? seguida de bate-papo com o diretor Caio Silva Ferraz, idealizador da plataforma Interdependência. A conversa propõe um mergulho na relação vital entre água, vegetação e mudanças climáticas, mostrando como as mudanças climáticas alteram o ciclo hidrológico e como saber receber e cuidar da água se torna essencial. Serão apresentadas soluções baseadas na natureza que apontam caminhos para enfrentar a crise climática fortalecendo os ecossistemas.

Local: Sala Multiuso

 

15h30 – Mesa Redonda “Central da COP” | Um programa de mesa redonda que fala sobre as mudanças do clima como se falasse de futebol. Eis aí a proposta da Central da COP, uma iniciativa do Observatório do Clima criada para tornar um assunto tão árido – e tão presente em nossas vidas – em algo mais palatável. Nesta edição, na Casa das Rosas, a Central da COP traz uma dupla de ataque afinadíssima no palco: Cinthia Leone, coordenadora da área internacional do Climainfo, e Isis Diniz, coordenadora de comunicação do Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema). A apresentação fica por conta do mobilizador social Gab Caeu Borges, que contará com o “apoio” nada bem vindo do boneco Petroleco, lobista dos combustíveis fósseis.

Local: Pátio

 

CASA DA PERCEPÇÃO | A artivista Maria Paula, a change maker Juliana Elorza e a futurista Lala Deheinzelin, criadoras da Casa da Percepção, trazem para a Virada Sustentável uma curadoria de experiências de transformação individual e cocriação, ocupando diversos espaços da Casa das Rosas, no domingo, 21 de setembro:

 

10h – ABERTURA, DJ Dina Mesmo + Narrativas do Futuro

Local: Varanda

 

11h – Rodas das Emoções e clima: perceber para recriar, com Maria Paula

Local: Quarto do Casal

 

11h – Viagem Lúdica pelos 5 sentidos, com Adriana Klicys

Local: Sala de estar

 

12h30 – Danssagem, com Maria Paula

Local: Varanda

 

13h – Os 12 Trabalhos de Hércules para crianças, com Lala Deheinzelin

Local: Varanda

 

13h – Dando voz e corpo aos players do clima de acordo com a Teoria U, com Juliana Elorza

Local: Pátio

 

13h – Jogo da colaboração: Órbita da Terra, com Simone Catalan

Local: Quarto do casal

 

13h – Viagem Lúdica por jogos indígenas, com Adriana Klicys

Local: Sala de estar

 

14h30 – Jogos para Criar Futuros, com Lala Deheinzelin, Dina Cardoso e Márcia Carneiro

Local: Sala de estar

 

15h30 – ESG game: transformar o mundo um dado de cada vez, com Ana Borba e Lixiki

Local: Sala de estar

 

16h às 17h – Hope Economy: onde impacto vira valor e valor vira transformação, com Sylvio Rocha e Gui Brammer

Local: Sala Multiuso

 

16h – Objetivos do Desenvolvimento Interior (IDGs): do crescimento interno à mudança externa, com Juliana Elorza

Local: Quarto do Casal

 

16h – Play2Flow: inteligência lúdica, com Wellington Nogueira

Local: Varanda

 

17h – Dançar futuros: todo o grupo Casa da Percepção

Local: Varanda

 

Local: No museu - 1º E 2º ANDAR

Classificação Livre

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS

OUVIDORIA

FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO

ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51

SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900

2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS

TELEFONE: (11) 3339-8057

EMAIL: ouvidoria@cultura.sp.gov.br

ENDEREÇO ELETRÔNICO: clique abaixo