Museu   ter — dom, 10h àS 17H30
Jardim   seg — dom, 7h àS 22H

Clicando em "Aceito todos os Cookies" ou continuar a navegar no site, você concorda com o
armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a experiência e navegação no site.
Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.

COP 30 – MUSEUS EM CLIMA DE MUDANÇA

14 de novembro de 2025 e 15 de novembro de 2025

Sexta-feira, 14 de novembro, às 10h30
Sábado, 15 de novembro, das 14h às 16h

COP 30 – MUSEUS EM CLIMA DE MUDANÇA 

Em diálogo com a  realização da COP 30 no Brasil em 2025, as Casas das Rosas, Guilherme de Almeida e Mário de Andrade propõem uma programação conjunta que convida o público a refletir sobre as mudanças climáticas a partir do cotidiano urbano, da memória e do patrimônio. Como os museus, seus territórios e suas comunidades percebem as transformações do clima? Que paisagens se perderam, resistem ou se reinventam? Que histórias os museus podem contar — ou escutar — sobre essas mudanças? 


Pela manhã do dia 14 de novembro, sexta-feira, o núcleo educativo  propõe uma caminhada a pé entre a Casa das Rosas e o Parque Trianon, explorando as transformações da Avenida Paulista por meio de suas paisagens naturais e urbanas. Na parte da tarde do sábado, 15 de novembro,  o museu promove uma roda de conversa que convida o público a refletir sobre os impactos ambientais e os desafios contemporâneos por meio da literatura.


Caminhada

MEMÓRIAS AMBIENTAIS DA PAULISTA

Sexta-feira, 14 de novembro, às 10h30

Com Núcleo de Ação Educativa


Conduzida pelo Núcleo de Ação Educativa, a atividade propõe uma caminhada a pé entre a Casa das Rosas e o Parque Trianon, explorando as transformações da Avenida Paulista por meio de suas paisagens naturais e urbanas. Ao longo do trajeto, serão compartilhadas histórias sobre a fauna, a flora e a ocupação da região — que um dia abrigou mata atlântica densa e hoje concentra arranha-céus e asfalto. A Casa das Rosas, enquanto remanescente de outro tempo da cidade, e o Trianon, como vestígio de outro clima e paisagem, serão pontos de partida para pensar como as memórias ambientais podem fortalecer os vínculos com o território e com o cuidado coletivo da cidade.                                                              


Atividade gratuita. Para se inscrever, clique aqui


Roda de Conversa

LITERATURA E CLIMA: NARRATIVAS PARA UM FUTURO POSSÍVEL.
Sábado, 15 de novembro, das 14h às 16h

com Mariana Brecht e Rita Carelli

Como parte das ações especiais da Casa das Rosas durante o período da COP 30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, o museu promove uma roda de conversa que convida o público a refletir sobre os impactos ambientais e os desafios contemporâneos por meio da literatura.

Dois autores convidados apresentam suas obras e discutem como a ficção, a poesia e outras formas narrativas podem contribuir para ampliar a consciência sobre a emergência climática. O encontro propõe um diálogo entre literatura e sustentabilidade, explorando como os livros podem inspirar novos modos de pensar o presente e imaginar o futuro.


Atividade gratuita. Não há necessidade de inscrição.

Período de inscrição: 22 de outubro de 2025 a 13 de novembro de 2025

Local: No museu - 1º E 2º ANDAR

Classificação Livre

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS

OUVIDORIA

FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO

ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51

SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900

2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS

TELEFONE: (11) 3339-8057

EMAIL: ouvidoria@cultura.sp.gov.br

ENDEREÇO ELETRÔNICO: clique abaixo