Em comemoração aos 90 anos da Casa das Rosas, marco arquitetônico e simbólico da Avenida Paulista, o museu propõe uma programação especial para dezembro de 2026. Mais do que celebrar uma data histórica, as atividades pretendem provocar reflexões sobre o passado, o presente e o futuro da Casa, ampliando os olhares sobre o patrimônio, a Avenida Paulista e as linguagens e artes urbanas.
No período de 10 a 14 de dezembro (quarta a domingo), o museu terá horário estendido de visitação, permanecendo aberto até as 20h.
PROGRAMAÇÃO
DIA 1 | 9 DE DEZEMBRO (TERÇA-FEIRA)
19h – 21h | Show de luzes na fachada
DIA 2 | 10 DE DEZEMBRO (QUARTA-FEIRA)
10:30h | Visita temática “Histórias invisíveis: os colaboradores da Casa das Rosas”
O Núcleo de Ação Educativa promoverá uma visita temática que propõe ao público um olhar aprofundado sobre os trabalhadores e trabalhadoras que, ao longo do tempo, contribuíram para a construção, manutenção e funcionamento da Casa das Rosas. A partir de uma abordagem crítica, a mediação convida os visitantes a refletirem sobre as diferentes funções exercidas na casa como: cozinheiras, jardineiros, faxineiras, motoristas, seguranças e demais colaboradores, evidenciando como suas presenças foram fundamentais, embora muitas vezes silenciadas ou pouco registradas pela memória oficial.
11h – 17h | Pegue-livros
A tradicional feira da Casa das Rosas disponibiliza livros de literatura, ensaio, quadrinhos, infanto-juvenis e catálogos de arte para doação. Cada visitante pode escolher e levar gratuitamente até três itens.
19h – 21h | Show de luzes na fachada
DIA 3 | 11 DE DEZEMBRO (QUINTA-FEIRA)
14:30h | Oficina de maquete: fachada da Casa das Rosas
A Casa das Rosas promoverá uma oficina de montagem de maquetes da fachada do museu. Realizada em parceria com a Fábrica de Cultura Jaçanã, a atividade convida os participantes a explorar de forma prática e criativa os elementos arquitetônicos do casarão, estimulando um olhar atento para seus detalhes, formas e características históricas. Ao final, cada participante poderá levar sua própria maquete para casa, como registro da experiência e incentivo à continuidade das reflexões iniciadas no museu.
19h – 21h | Show de luzes na fachada
20h | Cinema ao ar livre
DIA 4 | 12 DE DEZEMBRO (SEXTA-FEIRA)
10:30h | Jogo “Casa em detalhes”
Elaborado a fim de promover o olhar atento ao patrimônio material representado pela edificação, o Jogo “Casa em Detalhes” traz uma percepção mais aguçada dos detalhes que compõem a decoração da casa e de como foram feitos. Suas imagens mostram características arquitetônicas, paisagísticas e históricas da construção, promovendo a curiosidade e a investigação.
19h – 21h | Show de luzes na fachada
Horário em breve | Oficina de arte urbana
DIA 5 | 13 DE DEZEMBRO (SÁBADO)
10:30h | Caminhada “Palimpsesto urbano: o antes e depois na Paulista”
O termo palimpsesto, de origem grega, refere-se a algo que é apagado para ser escrito novamente. Quando aplicado às cidades, revela a ideia de camadas sucessivas de transformação — construções, demolições, abertura de vias e expansão de bairros que vão redesenhando o espaço urbano ao longo do tempo. Sob essa perspectiva, São Paulo pode ser lida como um grande palimpsesto, e a Avenida Paulista é um dos exemplos mais emblemáticos dessas mudanças constantes. Durante a caminhada, propomos observar e discutir alguns pontos da avenida onde essas interferências urbanas se tornam mais evidentes. A atividade convida os participantes a refletirem sobre o “antes e depois” desses lugares, analisando impactos, permanências, apagamentos e o contexto das transformações que moldaram a cidade.
16h | Coral “Poetas na Canção” com Coral Asa da Palavra
O Coral Asa da Palavra, através do projeto “Poetas na Canção”, homenageará compositores que, com sua força poética, transformaram palavras em letras marcantes da música brasileira. Entre eles estão nomes como Aldir Blanc (Resposta ao tempo), Chico Buarque (Até pensei), Fernando Brant (Ponta de areia), Paulo César Pinheiro (O canto das três raças) e Vinicius de Moraes (Eu sei que vou te amar).
O repertório também é uma ode aos versos de poetas como Adélia Prado (Briga no beco), Carlos Drummond de Andrade (Quadrilha), Fernando Pessoa (Todas as cartas de amor…) – todos musicados por Adilson Rodrigues, maestro, diretor musical do grupo e também responsável pelos arranjos desse projeto.
19h – 21h | Show de luzes na fachada
DIA 6 | 14 DE DEZEMBRO (DOMINGO)
14:30h | Oficina “Bomba de sementes”
Nesta oficina, os participantes aprenderão, de forma prática e sustentável, a técnica Nendo Dango, utilizada mundialmente para a recuperação de áreas degradadas. Ao longo dos anos, as mudanças climáticas e a expansão das construções vêm reduzindo significativamente as áreas verdes, tornando urgente a criação de estratégias simples e acessíveis de revitalização ambiental. A atividade convida o público a refletir sobre esses desafios e, ao mesmo tempo, experimentar uma prática que une cuidado, criatividade e consciência ecológica. Ao produzir suas próprias bolas de sementes, os participantes poderão se inspirar, imaginar possíveis soluções para o ambiente urbano e contribuir para a regeneração de espaços naturais: espalhando vida, responsabilidade e esperança por onde passarem.
19h – 21h | Show de luzes na fachada
Grátis. Não há necessidade de inscrição prévia.
Local: No museu - 1º ANDAR
Classificação Livre