BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Notícias

Videoinstalação explora diálogo entre Hélio Oiticica e Haroldo de Campos
18/08/2015

Conversa entre o poeta e o artista plástico aborda arte, literatura e novas linguagens.

Em maio de 1971, Hélio Oiticica gravou uma conversa que teve com Haroldo de Campos no saguão do Hotel Chelsea em Nova York. Mais de quarenta anos depois, o registro sonoro dessa conversa deu origem a H.O.N.Y.: HELIOTAPES, videoinstalação que será apresentada na Casa das Rosas, nos dias 19 e 20 de agosto, durante o evento Hora H, que celebra a memória do poeta paulistano.

 

O texto preparado pelo autor e professor da Universidade de Yale, Kenneth David Jackson, a partir da gravação realizada por Oiticica, retrata uma conversa viva e instigante entre Haroldo e Hélio, na qual questões relevantes da arte e do pensamento daquele momento são discutidas com o frescor das novas linguagens.(Hélio Oiticica em Nova York), sintetiza quase uma década em que Oiticica viveu nos Estados Unidos, no ateliê que o artista tratava como uma espécie de “ninho” e onde gravava seus heliotapes com convidados e depois os transcrevia.

 

Essa conversa entre Hélio e Haroldo no Hotel Chelsea será recriada na estufa de flores da Casa das Rosas. Apresentada como uma videoinstalação, com idealização e direção de Rafael Vogt Maia Rosa, H.O.N.Y.: HELIOTAPES convidará o público que passar pelo jardim a escutar as falas de Haroldo de Campos sobre a relação Brasil-Estados Unidos, o cinema de Júlio Bressane, as relações entre Tropicália – de Hélio – e o tropicalismo e sua visão da literatura latino-americana, iluminando autores como Machado de Assis, Borges e Sousândrade.  

 

Ficha técnica:
Texto: Kenneth David Jackson
Concepção e direção: Rafael Vogt Maia Rosa
Participação: Gustavo Machado e Hidrofonia Criação Sonora
Tradução para o inglês: K.D e Elizabeth Jackson
Produção: Trópica arte e cultura contemporânea


CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO SECRETARIA DA CULTURA MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR