BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

EXPOSIÇÕES

Ronaldo AZeredo: o mínimo múltiplo (in)comum - uma trajetória poética em exposição

26/06/2013

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, promove de 8 de junho a 4 de agostoa exposição Ronaldo AZeredo: o mínimo múltiplo (in)comum - uma trajetória poética em exposição. A curadoria éda professora Marli Siqueira Leite, autora da dissertação sobre a obra do poeta, concluída na Universidade Federal doEspírito Santo.

A exposição pretende recuperar a trajetória poética do carioca-paulista Ronaldo Azeredo, desde o primeiro poema “ro” –produzido em 1954, quando o autor tinha apenas 17 anos – ao livro a ser tateado Lá bis os dois, de 2002 – seu últimotrabalho publicado –, em um total de 32 poemas e seis textos em prosa poética, pelo que se investigou até o momento.

Ronaldo Pinto de Azeredo nasceu em 12 de fevereiro de 1937, no Rio de Janeiro, e faleceu em 14 de novembro de 2006,em São Paulo. Fixou-se na capital paulista na década de 1950, juntando-se ao grupo Noigandres, ao lado de DécioPignatari, Haroldo de Campos e do então futuro cunhado Augusto de Campos. No final dos anos 1960, aproxima-se doartista (e seu vizinho no Cambuci) Alfredo Volpi, que o estimula enormemente, levando-o a testar os limites entre apoesia e as artes visuais.

Ronaldo Azeredo chegou à vida de Marli Siqueira Leite de uma forma inusitada. Durante uma aula no Colégio Madre Alix,em São Paulo, a professora trabalhou com sua turma velocidade, texto que se tornou emblema da poesia concreta. Aofinal da aula, um de seus alunos, Alexandre Azeredo, revelou à professora que o autor daquele poema era seu avô. Doisanos depois, o neto mais novo, Henrique, emendou: quer conhecê-lo? Os meninos fizeram então a embaixada junto aoavô, que recebeu a professora de portas abertas.

Da amizade, surgiu a ideia de homenagear o poeta com a dissertação Ronaldo AZeredo: o mínimo múltiplo(in)comum da poesia concreta, realizada na Universidade Federal do Espírito Santo, onde concluiu o Mestrado emLetras com o apoio da Capes. Trata-se do único estudo acadêmico sobre o trabalho do autor até o momento. Antes,Marli Siqueira Leite se formou em Língua e Literatura Portuguesas, com Licenciatura Plena, pela Pontifícia UniversidadeCatólica de São Paulo; com especialização em Educação, pelo Espaço Pedagógico. A dissertação está em processo depublicação pela Edufes.

SERVIÇO
Ronaldo AZeredo: o mínimo múltiplo (in)comum - uma trajetória poética em exposição
Curadoria: Marli Siqueira Leite
Inauguração: 7 de junho
Aberta ao público a partir de 8 de junho até 4 de agosto 2013


CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3673-1883 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
O museu está sendo restaurado. Durante o período do restauro, o jardim funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h

Governo do Estado de São Paulo
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO SECRETARIA DA CULTURA MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR