BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook
 
CENTRO DE APOIO AO
ESCRITOR
AGENDA CONCURSOS CIRCUITOS OFICINA ONLINE REVISTA GRAFIAS ANUÁRIO DE POESIA PEQUENO MANUAL
DO ESCRITOR
DICAS DE LEITURA MURAL LITERÁRIO

CLIPE

CLIPE ANUAL - 2015 

O Curso Livre de Preparação do Escritor Anual (CLIPE) é gratuito,  composto por oito módulos mensais, com aulas as quintas-feira das 19h30 às 21h30 e sábados das 10h às 12h, com carga horária de 12h cada. 

Os módulos são ministrados por professores diversos, escritores ou especialistas em literatura, sobre assuntos relacionados à formação de escritores em prosa e poesia.  São oferecidas 30 vagas, com lista de espera para 10 candidatos. O aluno deverá ter no mínimo 70% de frequência por módulo. O Curso é para maiores de 18 anos. 

As inscrições ocorrem em Janeiro.

------------------------------------------------------

CLIPE  - SEMESTRAL (Clipinho) - 2015

O curso é gratuito, para jovens de 14 a 18 anos, composto por quatro módulos mensais, com aulas às quintas-feiras, das 14h às 17h. Ministrado por autores experientes e especialistas no assunto.São oferecidas 30 vagas, com lista de espera para 10 candidatos. O aluno deverá ter no mínimo 70% de frequência por módulo.

As inscrições ocorrem sempre na 3ª semana do mês de Junho. 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


  • O Curso Livre de Preparação de Escritores, que tem como proposta propiciar capacitação técnica e recursos de profissionalização, contará este ano com 3 turmas: duas serão presenciais (poesia e prosa) e uma online (prosa e poesia juntas).Cada turma presencial terá 25 participantes, enquanto que a turma online terá 50 participantes.    Clipe Presencial: só poderão se inscrever pessoas maiores de 18 anos residentes na capital e Grande SP.  Clipe online: só poderão se inscrever pessoas maiores de 18 anos residentes fora da capital.     CLIPE - Curso Livre de Preparação de Escritores - 2024 |Presencial Período de inscrições: 02 de janeiro até 04 de fevereiro de 2024 Resultado: 01/03/2024 - os selecionados terão os nomes publicados no site da Casa das Rosas e também receberão um e-mail/telefonema confirmando a seleção/participação Início das aulas: 06/03 (Turma presencial Poesia) e 07/03 (Turma presencial Prosa)  Horário das aulas: das 19h às 21h (4 aulas/mês) Duração: 8 meses (março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro) Para participar do CLIPE Adulto Presencial é necessário ter mais de 18 anos e residir na capital/SP ou região metropolitana. Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição disponível no site do Museu. Serão oferecidas 25 vagas para cada gênero. Haverá lista de espera para 20 candidatos (10 para poesia e 10 para prosa) .  Poesia: Às quartas-feiras, das 19h às 21h. Prosa: Às quintas-feiras, das 19h às 21h. Local das aulas: Casa das Rosas: Av. Paulista, 37 • Bela Vista • CEP 01311-902 • São Paulo Curso gratuito! Destinado a participantes que residem na cidade de São Paulo e maiores de 18 anos.   CLIPE - Curso Livre de Preparação de Escritores - 2024 |Online Período de inscrições: 02 de janeiro até 04 de fevereiro de 2024 Resultado: 01/03/2024 - os selecionados terão os nomes publicados no site da Casa das Rosas e também receberão um e-mail/telefonema confirmando a seleção/participação Início das aulas: 05/03 (As aulas serão voltadas para Prosa e Poesia)  Horário das aulas: das 19h às 21h (4 aulas/mês) Duração: 8 meses (março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro) Para participar do CLIPE Adulto Online é necessário ter mais de 18 anos e residir fora da capital/SP ou região metropolitana. Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição disponível no site do Museu. Serão oferecidas 50 vagas para cada gênero. Haverá lista de espera para 20candidatos.  Às terças-feiras, das 19h às 21h. Curso gratuito!     PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO PARA O CLIPE PROSA PRESENCIAL, CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO PARA O CLIPE POESIA PRESENCIAL, CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO PARA O CLIPE ONLINE, CLIQUE AQUI
Clipe é o Curso Livre de Preparação de Escritores, criado em 2013 pela Casa das Rosas/Centro de Apoio ao Escritor- CAE.
A proposta do CAE é contribuir para a criação literária em todas as suas etapas e gêneros, propiciando aos autores iniciantes e às pessoas que queiram escrever e publicar obras literárias capacitação técnica e recursos de profissionalização.
O curso não forma escritores no sentido profissional. Seu objetivo é o exercício livre do potencial criativo, por intermédio da palavra escrita.

O CLIPE Adulto é anual e o CLIPE JOVEM é semestral. As inscrições ocorrem de dezembro a janeiro. O Clipe anual tem oito módulos mensais, com oito encontros de 2h cada, às quartas e sabados. O Clipe Jovem tem quatro módulos mensais com quatro encontros de 3h cada, às quintas à tarde, de março a junho.

Inscrições abertas para o CLIPE 2023 Online

Estão abertas as inscrições para o Curso Livre de Preparação de Escritores de 2023, realizado de forma online.

Período de inscrição: 2/1 a 5/2/2023

Resultado: 24/2/2023

O curso é gratuito. O candidato poderá se inscrever nos dois gêneros: poesia e prosa, desde que anexe uma amostra a cada inscrição. A seleção, no entanto, é para apenas uma das modalidades escolhidas.

O candidato selecionado receberá um e-mail/telefonema confirmando a participação.

As aulas terão início dia 4/3/23 (sábado), das 14h às 16h, na plataforma Zoom.

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA O CLIPE ONLINE 2023: Clique aqui

 

Não é necessário ter formação específica ou acadêmica para frequentar

Atendimento CAE

Consultas ao coordenador do CAE sobre o Clipe, ou questões relacionadas à literatura e à carreira literária, agende uma conversa pelo email cae@casadasrosas.org.br.

Perguntas Frequentes / Informações Gerais

O que é o CLIPE ?

O Clipe é o Curso Livre de Preparação de Escritores, criado em 2013 pela Casa das Rosas/Centro de Apoio ao Escritor- CAE.
A proposta do CAE é contribuir para a criação literária em todas as suas etapas e gêneros, propiciando aos autores iniciantes e às pessoas que queiram escrever e publicar obras literárias capacitação técnica e recursos de profissionalização.
O curso não forma escritores no sentido profissional. Seu objetivo é o exercício livre do potencial criativo, por intermédio da palavra escrita.

Como são montados os módulos do CLIPE?

Os assuntos dos módulos são pensados para oferecer aos alunos uma experiência ampla e consistente de formação literária sobre gêneros, técnicas, estilos, obras e autores relevantes, mas sem um caráter acadêmico, e privilegiando os aspectos criativos da linguagem, tanto em prosa como em poesia.

Duração do Curso

O CLIPE Adulto é anual e as inscrições ocorrem em Janeiro. O Clipe anual tem oito módulos mensais, com quatro encontros presenciais de 2h cada, às quartas e quintas. O Clipe online tem o mesmo formato com encontros virtuais as terças feira.


Como é feita a seleção

A seleção dos alunos é realizada por uma comissão de profissionais de literatura e a coordenação do Centro de Apoio a Escritores. Os critérios para a seleção dos candidatos são os seguintes, por ordem de relevância: 1) Textos de autoria dos candidatos (item com maior peso na avaliação); 2) Projeto de criação; 3) Expectativas do candidato com relação ao curso; 4) Breve currículo do candidato.

Matrícula

Não é necessário. O Controle de frequência é feito através das Listas de Presença, que deve ser assinada pelo próprio aluno, ou por meio de chamada do professor.
As aulas do CLIPE Online são as terças das 19h às 21h. O CLIPE Poesia, presencial, acontecem as quartas, das 19h as 21h; e do CLIPE Prosa, as quintas, das 19h as 21h.

Exame ou avaliação final

Não há exame final, mas os alunos serão orientados a apresentar alguma produção literária elaborada ao longo do curso, que será comentada nos módulos finais do curso e poderá ser selecionado para divulgação no site do CAE.

Avaliação do CLIPE

Ao final de cada módulo, os alunos receberão um pequeno formulário de avaliação do curso para que o CAE possa compor uma avaliação geral do projeto e aperfeiçoá-lo.

Certificado de conclusão

Sim. Para receber o certificado, o aluno deverá ter no mínimo 70% de frequência por módulo. Máximo de uma falta por mês ou 2 desde que justificadas.

Material de apoio

Será determinado por cada professor no início de cada módulo.

Atendimento CAE

Se quiser conversar com o coordenador do CAE sobre o Clipe, ou questões relacionadas à literatura e à carreira literária, agende uma conversa pelo email cae@casadasrosas.org.br.

 

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR