BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Lançamento

"Tchevengur", de Andrei Platônov

Por Editora Ars et Vita

27/11 16h | atividade realizada presencialmente

Sábado, 27 de novembro de 2021, das 16h às 18h

Atividade realizada presencialmente, no Jardim da Casa das Rosas: Av. Paulista, nº 37 – Bela Vista / SP

 

O romance Tchevengur, de Andrei Platônov, uma das mais importantes obras da literatura russa do século XX, é lançado pela editora Ars et Vita pela primeira vez no Brasil 70 anos após a morte do autor. O lançamento em São Paulo será na Casa das Rosas, no dia 27 de novembro. Durante o lançamento em São Paulo, Maria Vragova, tradutora responsável pela primeira versão do romance em português e o tradutor Irineu Franco Perpétuo discutem sobre a vida e obra do autor.

 

Tchevengur, único romance finalizado pelo autor russo Andrei Platônov, discute dialeticamente a utopia soviética comunista: nos anos 1920, Aleksandr Dvánov, filho de um suicida, e Stepán Kopienkin, acompanhado por seu rocim Força Proletária, erram pela estepe russa em busca do éden comunista e acabam em uma cidade alucinante, Tchevengur, onde seres humanos belos e possessos concebem o inconcebível paraíso. O livro, que no início fora intitulado Construtores da Primavera, projeta quixotescamente um mundo que poderia ter sido, beirando por vezes o absurdo ao expressar as ideias “ultrarrevolucionárias” das personagens cujas contradições são expressas na própria língua, ou nas várias línguas que povoam a paisagem platonoviana. Tchevengur, escrito entre 1927 e 1929, só foi publicado integralmente na Rússia em 1988 e, desde então, é apontado como um dos auges da produção de Andrei Platônov, que, munido de uma linguagem paródica-poética e ao mesmo devastadora, ocupa uma posição única na literatura russa e universal.

 

Segundo o filósofo esloveno Slavoj Zizek, ““Platônov é o maior escritor russo/soviético do século XX. Ele viu a aterrorizante dimensão niilista mesmo antes do stalinismo”. A primeira tradução do romance, publicado pela editora mineira Ars et Vita, é assinada por Maria Vragova e Graziela Schneider. O volume conta ainda com a colaboração dos tradutores Francisco de Araújo (cotejo) e Irineu Franco Perpétuo (orelha), além de trazer 29 ilustrações da artista visual russa Svetlana Filíppova, uma das maiores animadoras e ilustradoras do cenário contemporâneo russo.

 

 Serviço:

 

Tchevengur

Autor: Andrei Platônov

Língua do original: russo

Tradutoras: Maria Vragova e Graziela Schneider.

Cotejo: Francisco de Araújo

Orelha: Irineu Franco Perpétuo

Ilustrações: Svetlana Filippova

Capa: brochura

584 páginas

Editora: Ars et Vita

Site: www.arsetvita.com

Valor: R$ 102

 

Informações e entrevistas:

(21) 986345374

 

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça a domingo, das 10h às 18h
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR