BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Bate-Papo

SARACURA/ VAI-VAI: MEMÓRIA NEGRA NO BIXIGA

Por Gisele Brito (Instituto Peregum) e José Adão Oliveira (MNU)

17/02 17h | atividade presencial

Sábado, 17 de fevereiro de 2024, das 17h às 19h


Os ativistas e pesquisadores Gisele Brito e José Adão Oliveira abordarão a situação atual do movimento que busca garantir o direito à memória negra no Bixiga, a preservação do patrimônio material e imaterial do território do Saracura e sua relação com a cidade diante das suas transformações e as consequências da gentrificação.

 

Gisele Brito é formada em comunicação social (Mackencie) e é mestra e doutorando em Planejamento Urbano pela FAUUSP. Atualmente coordena a área de Direito a Cidades Antirracistas do Instituto de Referência Negra Peregum, que compõe a articulação Mobiliza Saracura Vai Vai.


José Adão de Oliveira Nascido em Vieiras/MG, em 05/05/1955, é Educador Social, Gastrônomo, pelo Centro Universitário SENAC, Especialista em Migração Africana, pela UFABC. É cofundador e militante do Movimento Negro Unificado-MNU, desde 1978, cofundador da Associação Projeto Integrados de Desenvolvimento Sustentável -PIDS, em 2010, integra o Fórum Municipal de Educação de São Paulo, o Instituto TEBAS e Coletivo Mobiliza Saracura Vai-Vai. Coorganizou o livro "MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO: a resistência nas ruas", Edições SESC/FPA 2020, e colaborador da edição CADERNOS NEGROS/Quilombhoje.

 

A atividade será realizada no jardim da Casa das Rosas. Não há necessidade de inscrição.

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3673-1883 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR