BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Curso

RUEM OS REINOS: Haroldo de Campos leitor de Benjamin e Brecht

Por Diana Junkes

28/07 das 19h às 21h | atividade realizada online

Terças-feiras, 21 e 28 de julho e 4 de agosto, das 19h às 21h 

Novo cronograma: terças-feiras, 28 de julho, 4 e 11 de agosto, das 19h às 21h

 

Walter Benjamin foi um dos autores cuja leitura foi importante para Haroldo de Campos – particularmente no que se refere às suas ideias relativas à tradução – e Berthold Brecht (que foi amigo de Benjamin) foi traduzido por Haroldo. O objetivo deste curso é discutir a(s) leitura(s) que Haroldo fez de Benjamin e Brecht e os diálogos que em sua obra estabeleceu com ambos, enlaçando poesia e política, transcriação e crítica. 

 

Faça sua inscrição online, neste link, a partir de 23/6/2020, até o preenchimento das vagas. As aulas serão ministradas a distância, em plataforma on-line. O acesso ao ambiente em que serão realizadas as aulas será enviado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição. Emissão de certificado digital aos participantes que atingirem o mínimo de 75% de frequência.

 

O curso faz parte do ciclo "PÁGINAS ABERTAS" , série de encontros nos quais livros de autores que foram referências importantes para Haroldo de Campos são destacados de seu acervo e mostrados ao público, ressaltando a atualidade de seu percurso crítico.

 

 

Diana Junkes é poeta e crítica literária. É professora de literatura na Universidade Federal de São Carlos, onde também coordena o Grupo de Estudos de Poesia e Cultura. Dedica-se ao estudo da poesia brasileira contemporânea e, particularmente, à obra de Haroldo de Campos. Dentre suas publicações destaca-se o livro As Razões da Máquina Antropofágica: poesia e sincronia em Haroldo de Campos (Editora da UNESP, 2013). É autora de clowns cronópios silêncios (2017), sol quando agora (2018), pela Editora Urutau, asas plumas maramês (2019), pela Editora Laranja Original, e asfalto (Martelo Casa Editorial, a sair em 2020).

 

Imagem: foto de Berthold Brecht e Walter Benjamin jogando xadrez / divulgação

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR