BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Evento Especial

PAULISTA POÉTICA: o aniversário da Casa das Rosas

11/12 11h | atividade presencial

PAULISTA POÉTICA: O aniversário da Casa das Rosas
Sábado e domingo, 10 e 11 de dezembro de 2022

 

Nesta celebração do décimo oitavo ano da Casa das Rosas como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, o museu apresenta em seu jardim uma programação de dois dias, realizada ao ar livre. O evento de abertura será o Encontro de Escrita Criativa do Centro de Apoio a Escritores, seguido por saraus, apresentações literomusicais, oficina e performance. Confira a programação completa abaixo.

 

Domingo, 11 de dezembro

11h | Oficina Gira Samba

Gira Samba nasce do desejo de brincar-aprender sobre samba, negritude e herança ancestral. Partimos, aqui, do princípio de que samba, em si, é instrumento – e fundamento – de aprendizagem: atravessa gerações, transmite mensagens, saberes e valores da população preta, brasileira. A proposta é que esse jogo seja vivenciado de forma colaborativa, jogado por meio de cartas que trazem informações sobre as matriarcas do samba, sobre problematizações de questões como samba, racismo e machismo e, por fim, cartas com brincadeiras sonoras e corporais. O jogo é ganho quando todas as pessoas completam sete axés do tabuleiro.

20 vagas. Faça sua inscrição clicando aqui.

14h | Pegue Livros
Nesta ação do Centro de Apoio a Escritores da Casa das Rosas, centenas de livros de diversos gêneros e autores serão doados para leitores de todas as idades e preferências. Cada visitante poderá escolher e levar até três livros, gratuitamente.

14h | Leitura ininterrupta, exaustiva, paciente — ação de Maria Isabel Iorio

com Bruna Beber, floresta, Sofia Nestrovski

O projeto Leitura Ininterrupta propõe a leitura pública e integral de livros. Nesta edição, a obra escolhida é Por que a criança cozinha na polenta, de Aglaja Veteranyi, nas vozes de Maria Isabel Iorio, Bruna Beber, Floresta e Sofia Nestrovski.

16h | Canções da Ópera do Malandro
Com Coral da Casa das Rosas
A apresentação traz canções da Ópera do malandro (1978), peça musical escrita por Chico Buarque, em interpretação livre feita pelo Coral da Casa das Rosas, conhecido por seu repertório de poemas musicados.

 

16h | Lançamento - Catálogo da I Jornada Internacional de Poesia Visual: Pesquisa e Criação 

Entre os dias 6 a 13 de novembro de 2021, a Casa das Rosas apoiou e ajudou a realizar a I Jornada Internacional de Poesia Visual: Pesquisa e Criação. Foram seis dias de evento on-line que reuniram mais de 350 poetas e pesquisadores, de mais de 20 nacionalidades diferentes, que discutiram a poesia visual em palestras, comunicações e encontros. Graças ao apoio de muitas pessoas por meio de financiamento coletivo, além do apoio da Casa das Rosas, podemos agora lançar publicamente o catálogo da Jornada. A publicação conta com um poema de cada participante da Mostra Virtual de Poesia Visual e os resumos de todas as conferências e comunicações apresentadas, com QR-codes que levam aos artigos completos a serem publicados em nosso site. Esse registro impresso amplificará a experiência da Jornada e contribuirá para os arquivos de pesquisa e experimentação poética dos participantes e do público leitor.

Atividade será realizada no orquidário do jardim da Casa das Rosas


Atividades realizadas presencialmente, no jardim da Casa das Rosas. Não há necessidade de inscrição, com exceção da oficina “Gira Samba”

 

Foto de André Hoff

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR