BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Notícias

Sampoemas celebra os 462 anos de São Paulo
20/01/2016
O evento acontece no dia 25 de janeiro, a partir das 14h, com entrada gratuita e exibição de projeções interativas  e documentários poéticos 
 
Casa das Rosas comemora os 462 anos da cidade de São Paulo com muita poesia, trazendo a 12ª edição do Sampoemas - o Verão de Poesia, no dia 25 de janeiro, a partir das 14 horas.
 
O museu convida os visitantes para uma imersão na poesia puramente paulistana, de forma livre, leve e rica.  No evento, será possível conhecer a trajetória poética da capital paulista por meio de projeções interativas, cursos curtos sobre poetas e documentários poéticos. Renata Pallotini, poeta emblemática de São Paulo, também receberá uma homenagem justa e histórica na ocasião. Confira a programação completa: 
 
SÃO PAULO, PROJEÇÕES POÉTICAS
Das 14h às 19h
Computadores e projetores serão dispostos, apresentando poemas interativos e apresentações da obra de poetas de São Paulo.
 
PROJEÇÃO DE FILMES
Às 15h e às 17h
Lotação: 40 lugares
 
Serão exibidos dois documentários sobre dois importantes movimentos poéticos nascidos em São Paulo. Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes da exibição de cada filme. 
 
15h - Documentário Kombiblioteca (iniciativa do Museu da Pessoa)
Idealizado por Jonas Worcman, Binho, Daniel Minchoni e Berimba Jesus, o documentário percorreu os principais saraus da periferia de São Paulo registrando a história de vida de grandes poetas da cena, para contar um pouco desse movimento que cresce cada vez mais. 
 
17h - Documentário Poetas de Campos e Espaços
Direção: Cristina Fonseca
 
POESIA APERITIVO
A partir das 15h
Com: Frederico Barbosa
Entrada Livre, sujeita à lotação. 
 
Criado na Casa das Rosas em 2005, o Poesia Aperitivo é um dos eventos que já fazem parte da nossa história. Em encontros de meia hora, nossos visitantes serão brindados com um aperitivo sobre a vida/obra de quatro importantes poetas paulistanos. 
 
15h – Álvares de Azevedo
16h – Oswald de Andrade
17h – Haroldo de Campos
18h – Augusto de Campos
 
RENATA PALLOTTINI, 85 ANOS DE SÃO PAULO, POESIA E ANARQUIA
A partir das 19h30
 
“Renata 85 anos de São Paulo, poesia e anarquia” é um diálogo entre depoimentos gravados em vídeo para o documentário!VIVA RENATA!, intercalados por leituras dramáticas de poemas, além de poemas musicados que retomam e sintetizam períodos da sua vida e obra. Renata Pallottini – Cadeira Nº20 da Academia Paulista de Letras, é poeta, romancista, contista, autora de literatura infantil e juvenil, dramaturga, tradutora, ensaísta, roteirista e professora na Escola de Cinema em Cuba e na EAD/USP.

Ficha Técnica:


Poemas: Renata Pallottini
Roteiro e direção geral: Pedro Vieira
Produção geral: Mario Sergio Loschiavo
Elenco: Fernanda Viacava, Mariana Blanski
Cantora: Cibele Codonho
Edição e fotografia: Caco Faria
Músicas poemas: Jean Garfunkel e Pedro Vieira
Arranjos: Pichu Borrelli
Tratamento cenográfico, adereços e figurino: Miguel Paladino
Produção: MS39 Produções Ltda


CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRICO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO OUVIDORIA SECRETARIA DA CULTURA Portal da Transparência Estadual
www.transparencia.sp.gov.br