BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Notícias

Programa Haroldo de Campos de incentivo à pesquisa e à tradução - Resultado do processo seletivo
01/11/2017

São Paulo, 31 de Outubro de 2017

 


Resultado do Processo de Seleção para o Programa de Incentivo à Pesquisa e à Tradução da Obra de Haroldo de Campos, da Casa das Rosas – Centro de Referência Haroldo de Campos (CHAMAMENTO PÚBLICO Nº1/Poiesis/2017):

 


O edital do Programa de Incentivo foi divulgado em 07 de Agosto de 2017, no website da Poiesis – Organização Social de Cultura. O prazo de inscrição para o Programa estendeu-se até 29 de Setembro de 2017.


Para o Programa, foram inscritos dezoito projetos, enviados por candidatos residentes em diversos lugares do Brasil e do exterior.


A Comissão Especial para a seleção do projeto a ser contemplado pelo Programa de Incentivo foi composta por Omar Khouri, Aurora Fornoni Bernardini e Julio Mendonça.


Em 24 de Outubro de 2017, a Comissão Especial se reuniu na Casa das Rosas, às 17h, e escolheu – por unanimidade  – os projetos de: Jose Max Hidalgo Nácher (O dispositivo de leitura de Haroldo de Campos e as galáxias intertextuais da sua biblioteca), indicado para o segundo semestre de 2018, e de Inez Xingyue Zhou (Anaideograma  e translinearidade na re-imaginação de Li Shan - Yin por Haroldo de Campos), indicado para o segundo semestre 2017. Além disto, foi selecionado, como suplente, o projeto de Gustavo Reis Louro (Trans-formação da literatura brasileira: a revisão de Haroldo de Campos do cânon de Antonio Candido), indicado para o segundo semestre de 2018, em caso de impossibilidade de realização de um dos projetos acima citados.

 

A Comissão Especial justificou sua decisão nos seguintes termos:

 

O projeto apresentado por Jose Max Hidalgo Nácher propôs uma pesquisa que pretende investigar as redes internacionais de relações intelectuais estabelecidas por Haroldo de Campos através da observação de sua biblioteca como um “organismo vivo”. O tema do projeto foi considerado o mais pertinente devido a este eixo de pesquisa que  pretende abordar diretamente a organização do Acervo Haroldo de Campos e propor uma leitura intertextual das obras/periódicos ali contidos, justificando a consulta local do acervo e o amplo interesse da comissão.


Inez Xingyue Zhou propôs uma pesquisa que preenche os principais parâmetros relevantes para escolha do projeto, a saber: a compreensão e difusão de aspectos pouco investigados da obra de Haroldo de Campos, contando com a tradução de trechos da obra para o chinês; a consulta local do acervo, que se mostrou pertinente para o desenvolvimento do projeto; o período de pesquisa está de acordo com o que fora proposto pelo edital da bolsa; e, afinal, o currículo mostrou-se adequado à proposta de realização de pesquisa e tradução.


No caso de Gustavo Reis Louro, o projeto de pesquisa da obra de Antonio Candido dentro do acervo Haroldo de Campos se mostrou pertinente e atual, importante para esclarecer o diálogo entre as obras e desmistificar as polêmicas entre os dois escritores. Devido a isso, o projeto foi escolhido como suplente em caso de impossibilidade de desenvolvimento dos dois primeiros selecionados.


Breve currículo dos candidatos selecionados:


Bolsistas –


Inez Xingyue Zhou realizou mestrado em Literatura Comparada e Literatura Mundial na Universidade de Pequim, China  (2008-2011) e está concluindo o doutorado em Literatura Comparada na Universidade da Califórnia Santa Bárbara. Suas pesquisas estão voltadas para a poesia moderna americana e a poesia moderna de língua portuguesa, com ênfase nos Estudos de Tradução.


Jose Max Hidalgo Nacher é professor associado na Universitat de Barcelona, tendo realizado o mestrado e o doutorado na mesma universidade. Publicou diversos artigos sobre autores como Beckett, Barthes e José Bergamín e a respeito da teoria e da crítica literária na América Latina. Publicou, também, vários textos em livros de organização coletiva.


Suplente –


Gustavo Reis Louro é Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Teoria Literária também pela UFRJ, onde defendeu dissertação de mestrado intitulada "As afinidades seletivas de Haroldo de Campos". Atualmente cursa o PhD. na Yale University,onde desenvolve pesquisa sobre a obra crítico-teórica de Haroldo de Campos,  particularmente sua teoria da tradução e sua poética sincrônica.

 


São Paulo, 31 de Outubro de 2017

 

 

Julio Mendonça
Coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos


Marcelo Tápia Fernandes
Diretor da Casa das Rosas


Plinio Silveira Correa
Diretor Administrativo-Financeiro


Clovis de Barros Carvalho
Diretor Executivo


CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRICO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO OUVIDORIA SECRETARIA DA CULTURA Portal da Transparência Estadual
www.transparencia.sp.gov.br