BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Notícias

NOTA DE FALECIMENTO: Ernesto Manuel de Melo e Castro
31/08/2020

 

Faleceu neste último sábado, à noite, em São Paulo, o poeta, crítico e professor Ernesto Manuel de Melo e Castro, aos 88 anos.

 

Pioneiro da poesia concreta em Portugal – publicou, em 1961, o livro Ideogramas, primeira obra que se associava, naquele país, ao movimento internacional do concretismo (do qual Haroldo e Augusto de Campos e Décio Pignatari, juntamente com Eugen Gomringer, foram os criadores) – e um dos mais importantes poetas experimentais do mundo, E. M. de Melo Castro participou do primeiro número da revista Poesia Experimental 1 (Po.Ex.), em 1964; dois anos mais tarde, foi um dos organizadores do segundo número dessa publicação, já com a colaboração de poetas estrangeiros. Em 1977, E.M. de Melo e Castro participou, com os poetas Ana Hatherly, António Aragão e Silvestre Pestana, na XIV Bienal de São Paulo (1977). Foi, também, um poeta performer e um dos pioneiros mundiais da videopoesia.

 

Licenciado em engenharia têxtil, mas com um percurso sempre ligado à literatura, tendo feito um doutoramento em Letras na Universidade de São Paulo, era um dos artistas portugueses mais queridos do público brasileiro, país onde vivia há mais de 20 anos. Melo e Castro participou, ao longo do tempo, de diversas atividades na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

 

Imagens:

 

 

Ernesto Manuel de Melo e Castro ao lado de Elson Fróes e Gabriela Marcondes, participando da mesa "Poesia visual e performática", que aconteceu na Casa das Rosas no dia 2/4/2016. Foto do acervo da Casa das Rosas.

 

E. M. de Melo e Castro ao lado de Haroldo de Campos, em Belo Horizonte, em 8/8/1990. Foto do acervo Haroldo de Campos.

 


CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRICO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO SECRETARIA DA CULTURA OUVIDORIA