BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Notícias

HORA H 2014 na Casa das Rosas
01/08/2014

Desde 2003, Ivan de Campos e Cid Campos organizam todos os anos, contando com a colaboração de inúmeros amigos, um evento de homenagem à obra e à memória de Haroldo de Campos. Inicialmente batizada de “Galáxia Haroldo”, a celebração acabou por adotar o nome de “Hora H” e, a partir de 2006, passou a ser abrigada na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

 

Em 2014, o Hora H tratará das relações da obra de Haroldo com a Arte e a Ciência. Um Sarau com poetas estelares, muita música, lançamento de livros, mesas de debates e outras atrações farão parte da homenagem deste ano.

 

PROGRAMAÇÃO:

Sábado, 16 de agosto 

 

18h: PROJEÇÕES

Os dois vídeos que abrirão o Hora H deste ano foram apresentados, em princípio, nas exposições da “Bibliocasa”. O primeiro vídeo mostra a instalação de Leonardo Tepedino, tempo-vero, que esteve na Casa das Rosas em 2013 e que dialoga diretamente com o poema A máquina do mundo repensada. Já O Elogio da Xilo, dirigido por Walter Silveira, traz xilogravuras da artista Maria Bonomi, pensadas a partir do poema que Haroldo de Campos escreveu para ela.

 

19h: (META)FÍSICA EM “A MÁQUINA DO MUNDO REPENSADA”

Com: Roland de Campos, Renato Ghiotto, Nelson Ascher e David Jackson

 

A máquina do mundo repensada traz à tona questões que evidenciam a relação entre literatura e ciência. O interesse de Haroldo pelo épico e pelos fundamentos da física será o ponto de partida para a conversa em torno deste poema cosmológico existencial.

 

21h: CAMPOS BLUES Com: Cid Campos, Felipe Ávila, Peter Nitsch e Alexandre Damasceno

Convidados: Edvaldo Santana e Yun Jung Im

 

Cid Campos apresenta neste "showblues", um repertório muito especial, que inclui versões feitas por Augusto de Campos de músicas de Jimi Hendrix, Billie Holiday e Robert Johnson, além de traduções do poeta musicadas pelo compositor. Não poderiam deixar de ser apresentadas "Fecho Encerro" e "Torto", ambas extraídas de Galáxias, de Haroldo de Campos. Com a participação vocal de Yun Jung Im serão interpretadas músicas em homenagem ao citarista Alberto Marsicano, que participou, até 2012, de todas as versões do Hora H, vindo a falecer em agosto de 2013.

 

Domingo, 17 de agosto

 

18h: GRAAL – LEGENDA DE UM CÁLICE

Com: Carlos Rahal, Claudinei Nakasone e Rosana Fecchio

 

Esta é, ao que se sabe, a única peça teatral escrita por Haroldo de Campos, jamais lida ou levada ao palco. Logo abaixo do título, em algum momento, Haroldo acrescentou, à mão, as expressões "bufotragédia mefistofáustica" e "mefistofarsa bufotrágica", numa tentativa de classificar seu texto. 

 

18h30: BATE-PAPO SOBRE A “BUFOTRAGÉDIA MEFISTOFÁUSTICA”

Com: Marcelo Tápia, Carlos Rahal e Frederico Barbosa.

O bate-papo será em torno de questões apresentadas pela “bufotragédia mefistofáustica” Graal, escrita por Haroldo de Campos em 1952.

 

20h: RECITAL GALÁXIAS

Com: João Bandeira, Cláudio Daniel, Marcelo Tápia, Alice Ruiz, Horácio Costa, Frederico Barbosa, Yun Jung Im, Júlio Mendonça e Ivan de Campos.

Projeções: Fábio Vietnica

Fragmentos de Galáxias (1984), escrito por Haroldo de Campos, serão oralizados, ao mesmo tempo em que serão feitas projeções pensadas a partir desta mesma obra.

 

21h: GALÁXICAS

Com: Olavo Tomoshita Ito

Projeções: Fábio Vietnica
Um experimento imersivo voco-musical.

 

Confirme sua presença em nosso Facebook:
https://www.facebook.com/events/501301306669987/


CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRICO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO SECRETARIA DA CULTURA OUVIDORIA