BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Notícias

Casa das Rosas realiza Virada da Poesia 2015
01/06/2015

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura participa de mais uma edição da Virada Cultural, nos dias 20 e 21 de junho. O evento, que acontece no jardim e, de madrugada, na parte interna da Casa, celebra o diálogo entre poesia, literatura e música com diversas apresentações e intervenções. No domingo, uma programação voltada para todos os públicos foi elaborada pelo Núcleo Educativo. Venha prestigiar nossa programação, que vai acontecer mesmo com chuva, pois teremos tendas para abrigar o público! 

Confira a programação completa:

Sábado, 20 de junho 

12h 
PEGUE LIVROS! 
organização: Centro de Apoio ao Escritor 
das 12h às 16h 

Durante a Virada da Poesia na Casa das Rosas, o CAE promove a doação de centenas de livros de diversos gêneros e autores, para leitores de todas as idades e gostos. Cada visitante poderá escolher e levar até três livros, gratuitamente. 

18h 
CANTA POESIA 
com: Coral da Casa das Rosas 
direção musical: Adilson Rodrigues 
músicos convidados: Adriano Busko, Gustavo Barbosa Lima e Thomas Howard 

Fundado em março de 2013, o Coral da Casa das Rosas, formado por 32 cantores, apresenta poemas de autores brasileiros, já musicados por diversos compositores, e outros tantos, compostos pelo maestro especialmente para este projeto. 

20h 
MACUNA 
com: Iara Rennó, Mariá Portugal e Maria Beraldo Bastos 

Nova versão do CD Macunaíma Ópera Tupi (Selo SESC, 2008), de Iara Rennó, o show Macuna, que mistura música e literatura, traz em linguagem contemporânea, quente e psicodélica a história do icônico anti-herói brasileiro, personagem principal do livro Macunaíma – o herói sem nenhum caráter, do escritor modernista Mário de Andrade, que morreu há 70 anos. 

22h 
VIOLÃO LIVRE 
com: Duofel 

Formado pelos violonistas autodidatas Fernando Melo, alagoano de Arapiraca, e Luiz Bueno, paulistano, o Duofel, nesta apresentação, não privilegia nenhum estilo ou escola violonística: permite-se experimentar toda e qualquer expressão musical, trazendo a linguagem pop dos Beatles, a visão ímpar de clássicos da MPB e algumas de suas quase duzentas composições próprias, tocando em seis diferentes tipos de violões. A dupla, que tem 13 CDs e três DVDs lançados no Brasil e no exterior (Europa, Estados Unidos e Índia), celebra 36 anos de amizade e música. 

INTERVENÇÃO 

OS POLVOS POÉTICOS 
com: Grupo Sensus 
criação e direção: Thereza Piffer 
das 19h às 21h 

Inspirados na velha brincadeira do telefone sem fio, Os Polvos Poéticos são uma forma divertida e encantadora de chamar a atenção. Dez atores declamam poesias através de conduítes e são ouvidos por seis pessoas simultaneamente. De forma chamativa, porém intimista e silenciosa, Os Polvos Poéticos atingem pessoas de todas as idades e proporcionam uma experiência única e marcante. 

Elenco: Renata Machado, Debora Ester, André Auke e Leandro Destácio 

Domingo, 21 de junho 

0h 
PÉ DE PASSAGEM 
com: Poetas Ambulantes 

Na Virada Cultural o sarau Pé de Passagem traz mais uma vez os Poetas Ambulantes para ocupar a Casa das Rosas com os coletivos convidados. Desta vez os poetas do Sarau Verso em Versos, da zona Sul, e o sarau MAP, da zona Leste, vêm de suas quebradas para distribuir poesia e sorrisos ao público da Casa. A novidade é que ao invés de fazer intervenção nos transportes após o sarau, os coletivos convidam o público para fazer intervenções nos ônibus e metrôs da Av. Paulista uma hora antes do sarau, e assim aquecer os pulmões para a Virada da Poesia. 

2h30 
SLAM BLUES 
com: Roberta Estrela D'Alva, Cassio Martins, Daniel Oliva, Lui Lian e Lucas Cirillo 

Poesia. Blues. Palavra. Neste show autoral, a atriz-MC Roberta Estrela D'Alva dissipa as fronteiras entre a palavra, a música, o improviso e o spoken-word numa viagem musical em que a poesia se encontra com o teatro e o hip-hop e se une ao blues. 


VIRADINHA CULTURAL 
Domingo, 21 de junho a partir das 11h 

11h 
SHOW COM A BANDA TUTTI AMICI 

Ao explorar linguagens musicais do leste europeu e elementos do circo, a Banda Tutti Amici chega à Casa das Rosas com o espírito de ocupação cultural e artística dos espaços públicos. A apresentação conta com repertório de composições próprias e releituras de temas consagrados do gênero, marcada pela constante interação com o público, utilizando encenações e malabarismo. 

12h 
PRA FRENTE 
com: Raíssa Guimarães 
músico: Pedro Paes 

Contação de histórias que parte de mitos gregos, africanos e indígenas e das características educativas e divertidas dessas tradições, e tem por mérito incentivar a subjetividade de seus ouvintes. Raíssa Guimarães retira as histórias de livros de mitologia e de aspectos característicos da atualidade, e lança mão de sua inspiração e repertório pessoal, com a presença de elementos sonoros, trilhas e músicas populares executadas ao vivo. 

14h 
DR. FRIKY 
com: Gonzalo Caraballo 

Dr. Friky é um cientista charlatão que viaja pelo mundo se apresentando e compartilhando poções e truques mágicos com seus espectadores. Com sua sagacidade, desperta um olhar curioso e atrevido para tudo o que faz. Ele é um palhaço fantasiado de cientista! Prepare-se para situações extremas que impactam e momentos poéticos que emocionam. 

15h 
PARQUE DO CIRCO 

Espaço itinerante e recreativo, destinado ao desafio corporal por meio de brincadeiras circenses. Crianças, jovens e adultos podem participar e interagir com a ajuda de monitores especializados. Estes orientam e estimulam o participante a conquistar novas habilidades corporais brincando com os mais diversos circuitos de atividades temáticas: malabares, pontaria, equilíbrio, jogos coletivos, técnicas aéreas e acrobacias. O visitante escolhe os brinquedos pelo seu interesse, criando seu próprio circuito de atividades. 

17h 
SHOW COM CHICO TEIXEIRA 
com: Chico Teixeira e banda 

Após trabalhar ao lado do pai, Renato Teixeira, o músico descobriu uma nova leitura sobre a vida, a profissão e a estrada. Cresceu entre as melhores safras da música brasileira e vem mostrar o diferencial do seu trabalho. O set list inclui compositores renomados, como Geraldo Roca e Ataulfo Alves. Chico Teixeira e sua banda fazem uma grande homenagem à musicalidade poética interiorana. Para quem assiste, momentos inesquecíveis. 

INTERVENÇÃO 

INSTALAÇÃO INTERATIVA: MESA HERMÉTICA 
com: Fabián Barros Andrade e Hernán González 
das 10h às 14h 

Instalação que funciona como um instrumento musical para desenhar, possibilitando interações lúdicas e divertidas que partem da ideia de associar traços, sons e cores. Os artistas convidam os participantes a desenharem com canetinhas normais que irão gerar paisagens sonoras. Destaque do Festival ArteFutura (2012), em Montevidéu.

 

Apoio:


CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRICO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO OUVIDORIA SECRETARIA DA CULTURA Portal da Transparência Estadual
www.transparencia.sp.gov.br