BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

EXPOSIÇÕES

Transformações: exposição sobre as mudanças urbanas e culturais de São Paulo

O panorama das mudanças urbanas, arquitetônicas, culturais e sociais que marcaram a cidade de São Paulo na segunda metade do século XIX é tema da nova exposição de longa duração da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, que abre dia 9 de junho, sexta às 19h30. Dividida em dois eixos, Urbanidade e Inovação, a mostra reúne centenas de fotografias e poemas reproduzidos que narram a história da Avenida Paulista e a efervescência artística e cultural dos movimentos literários de vanguarda do período, que tinha Haroldo de Campos como um dos agentes centrais.

 

Inovação apresenta uma linha do tempo com a trajetória da literatura e da poesia brasileira. Iniciando com a tradução de Odorico Mendes dos clássicos Ilíada de Homero, passando por Sousândrade, conhecido como um dos precursores das vanguardas modernas do século XX, a atuação de Mário de Andrade na Semana de Arte Moderna (1922), a inserção do haikai na literatura pelo poeta Guilherme de Almeida, a criação do movimento concretista (1960) e, por fim, os movimentos de vanguardas do século XX, estudados e absorvidos pela nova geração de poetas.

 

Paralelamente aos movimentos culturais, a modernização da cidade de São Paulo ganha destaque no Eixo Urbanidade que projeta imagens históricas da Paulista, mostrando a época em que a avenida era ocupada por grandes mansões semelhantes à Casa das Rosas e a rápida substituição de todas por arranha-céus e edifícios. "Ao dispor em paralelo as mudanças da cidade e da arte, é possível identificar que ambas são organismos vivos e constantemente mutáveis. Não falo de transformações num sentido evolutivo, atrelado a uma ficção de progresso, como se o anterior fosse pior do que o posterior, mas da rica expansão cultural proporcionada pela união e influência mútua de formas diferentes de expressão e vivência", conta o curador Rodrigo Bravo.

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRICO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO OUVIDORIA SECRETARIA DA CULTURA Portal da Transparência Estadual
www.transparencia.sp.gov.br