BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

EXPOSIÇÕES

Poesia de Haroldo de Campos é tema de Exposição no Metrô de São Paulo

29/08/2013

O evento integra o Projeto Encontros e é fruto da parceria entre Casa das Rosas e a Cinemagia, com apoio do Metrô e patrocínio dos Correios.

 

A partir do dia 6 de setembro os usuários do Metrô que passarem pelas estações Paraíso e Corinthians-Itaquera poderão conferir a exposição Pontos Luminosos da poesia de Haroldo de Campos que integra o Projeto Encontros. A produção do evento foi fruto de parceria entre o Metrô de São Paulo, a Cinemagia e a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

 

O objetivo da exposição é lembrar o poeta Haroldo de Campos na ocasião nos dez anos de seu falecimento. Com curadoria de Julio Mendonça, a mostra apresenta, por meio de uma seleção de 24 poemas, o itinerário do poeta. Começando pela Poesia Concreta, movimento que criou ao lado de seu irmão Augusto de Campos e Décio Pignatari nos anos 1950, é possível apreciar poemas como mais menos e nascemorre em todo seu potencial imagético, que ganha ainda mais força na estrutura dos grandes painéis. Também estão expostos outros poemas e trechos de obras consagradas como Xadrez de Estrelas, Galáxias, Signantia Quase Coelum, A Educação dos Cinco Sentidos, Finismundo: a Última Viagem Crisantempo: No Espaço Curvo Nasce Um.

 

Quando faleceu em 2003, Haroldo de Campos foi homenageado no Tuca, teatro da PUC-SP, num encontro chamado Galáxia Haroldo,com direção de Walter Silveira, que contou com a participação de diversos artistas como Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Giulia Gam e Alice Ruiz. O encontro foi gravado pela TV Cultura, também sob a direção de Silveira,  e o resultado estará disponível aos visitantes na tela do espaço multimídia do Projeto Encontros. O público também poderá conferir seis retratos clicados pelo consagrado fotógrafo German Lorca. Estas fotos históricas foram produzidas no escritório do poeta, no bairro Perdizes, que ficou conhecida como “bibliocasa”.

 

“Mostrar a poesia do Haroldo, para um público tão numeroso e tão diverso quanto o que diariamente usa o Metrô, é uma oportunidade de diálogo que a poesia de qualquer poeta, hoje em dia, raras vezes tem” declara Julio Mendonça – Curador da exposição.

 

Nos intervalos das atrações de palco da estação Paraíso, o público poderá visitar o Espaço de Leitura e conhecer algumas obras de Haroldo de Campos lá disponíveis, como Crisantempo: No Espaço Curvo Nasce Um, Galáxias e A Educação dos Cinco Sentidos. Além disso, estarão disponíveis para leitura no local suas célebres traduções da Ilíada, de Homero, e dos poemas do russo Maiakovski.

 

“Para nós do Projeto Encontros é muito gratificante esta oportunidade de difusão da potente obra poética de Haroldo de Campos em nossos espaços de exposições. Imaginar a reação do público da exposição – o usuário do Metrô – ao se deparar com poesias em grande escala é bastante instigante! Esperamos que todos façam uma ótima viagem entre os Pontos Luminosos da poesia de Haroldo de Campos”, afirma Guilherme Yazbek – Curador do Projeto Encontros.

 

Na abertura oficial da exposição Pontos Luminosos da poesia de Haroldo de Campos, o palco do Projeto Encontros da estação Paraíso irá receber um sarau em homenagem ao poeta. Serão declamados trechos e poemas da obra de Haroldo de Campos, com a participação do poeta Frederico Barbosa, diretor da Casa das Rosas, de Marcelo Tápia, Ivan de Campos, Simone Homem de Mello, Donny Correia, Omar Khouri, Lúcio Agra e de Julio Mendonça, curador da exposição.

 

“A proximidade do Metrô sempre foi fundamental para que a Casa das Rosas se tornasse um local tão democrático. Pessoas de toda a cidade têm aqui acesso fácil à poesia. Com essa exposição, a poesia de Haroldo de Campos há de se aproximar mais ainda da população paulistana. Que estes Pontos Luminosos inundem o metrô e se espalhe por toda cidade.” declara Frederico Barbosa – Diretor da Casa das Rosas.

 

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura é administrada pela POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

 

Desde 2010, a Cinemagia - Agência Cultural produz, com o apoio da Companhia do Metropolitano de São Paulo – o Metrô, o Projeto Encontros, uma das ações socioculturais que têm como palco as estações da rede metroviária. O Encontros, uma iniciativa cultural do Metrô, faz parte de uma série de atividades artísticas que acontecem nas estações e que tem como objetivo inspirar, surpreender, educar e proporcionar novas descobertas aos seus usuários.


SERVIÇO: 
Exposição Pontos Luminosos da poesia de Haroldo de Campos 
Data: Estação Paraíso - 6 de setembro a 6 de outubro de 2013
Estação Corinthians-Itaquera - 6 de setembro a 31 de outubro de 2013
Horário: Funcionamento do Metrô
Local: Estações Paraíso (linha verde) e Corinthians-Itaquera (linha vermelha) do Metrô

 

Sarau de abertura 
Data: 6 de setembro de 2013
Horário: 17h 
Local: No palco do Projeto Encontros na estação Paraíso

 

 

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRICO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO OUVIDORIA SECRETARIA DA CULTURA Portal da Transparência Estadual
www.transparencia.sp.gov.br