BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

EXPOSIÇÕES

Casa das Rosas recebe o projeto cultural Physis Soma - o corpo, a expressão e a poética do movimento

07/11/2013

No dia 7 de novembro de 2013, foi inaugurada a exposição PHYSIS SOMA – O corpo, a expressão e a poética do movimento, na Casa das Rosas. Na ocasião, também foi lançado o livro com o mesmo título que contém artigos inéditos nas áreas de Filosofia, História, Antropologia, Arte, Crítica Literária e Medicina, além de alguns trabalhos dos artistas participantes da exposição, que incluem a fotografia, o vídeo, a instalação, o chamado site specific e as imersões interativas da era cibernética. Soma-se a isso a homenagem póstuma ao poeta Haroldo de Campos por ocasião dos 10 anos de sua morte. A entrada é franca.

 

O projeto do laboratório Allergan em conjunto com a Apó Soluções Estratégicas e em parceria com o Ministério da Cultura, por incentivo da Lei Rouanet, faz parte das comemorações dos 40 anos da companhia no Brasil, cuja homenagem é uma forma de retribuição ao país que tanto a acolheu. Este investimento cultural está relacionado aos 20 anos da descoberta de um dos produtos mais conhecidos e estudados mundialmente e que faz parte do portfólio da empresa: o BOTOX®. Por isso, o uso da palavra grega “physis”, que pode ser traduzida por natureza, além de também ter um significado mais amplo, por referir-se a algo que se encontra em constante movimento e transformação. Tomando isso por base, o projeto PHYSIS SOMA - O Corpo, a expressão e a poética do movimento contém a noção do ser em sua ampla e profunda totalidade.

 

Trata-se, portanto, de uma proposta cultural, de grande relevância que, além de mostrar uma produção artística fértil e complexa, abala a percepção sensorial da visão habitual que temos sobre o corpo. “Foi muito importante contar com o apoio da Allergan, neste projeto inovador, que deixará uma valiosa contribuição para a história da cultura brasileira” reiteram Nadja Peregrino e Angela Magalhães que fazem a curadoria geral da exposição. Além das curadoras mencionadas participa do projeto Frederico Barbosa, poeta e diretor da Casa das Rosas como curador especial para o pilar de poesia de "Physis”.

 

Os artistas

O projeto é integrado pelos artistas visuais Ana Dantas, Cássio Vasconcellos, Edouard Fraipont, Flavya Mutran, João Penoni, Regina Silveira e Walter Carvalho que transitam pela fotografia, vídeo e cinema. Além disso, o calendário oficial de homenagens ao poeta Haroldo de Campos, por ocasião dos 10 anos de sua morte – sob a curadoria da própria Casa das Rosas –, também está integrado ao projeto.

 

O livro

O PHYSIS SOMA ainda terá em sua grade o lançamento de um livro de arte com conteúdo especial relacionado à representação e ao estudo do corpo humano e ilustrado com imagens selecionadas do acervo de renomados artistas visuais. O resultado apresenta uma abordagem multidisciplinar a respeito do tema com a publicação de textos de especialistas de diversas áreas do conhecimento na contemporaneidade.

 

A produção do livro está a cargo de Tempo&Memória, com o selo editorial Arte do Tempo, premiada empresa do setor de pesquisa histórica e publicações institucionais. Para a produção dos textos foram convidados pensadores brasileiros como o filósofo Luiz Felipe Pondé; a historiadora Mary del Priore; o antropólogo João Baptista Borges Pereira; o poeta e crítico literário Frederico Barbosa, diretor da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura; além das curadoras Angela Magalhães e Nadja Fonseca Peregrino, responsáveis pela seleção dos trabalhos dos artistas participantes da exposição e cujos trabalhos são reproduzidos na obra. Os principais avanços alcançados pela Medicina ao longo da História também são registrados em texto desenvolvido especialmente para a publicação.

 

Como livro de arte, esta obra terá formato especial, conteúdo inédito e acabamento primoroso com edição limitada. Confira mais detalhes do projeto no site www.physis.art.br.

 

Serviço:
Exposição PHYSIS SOMA – O corpo, a expressão e a poética do movimento
Data: 7 de novembro de 2013 a 16 de fevereiro de 2014
Local: Casa das Rosas – Av. Paulista nº 37 – São Paulo – SP
Entrada franca

 

 

Sobre a Allergan

No mercado há mais de 60 anos, a Allergan é uma empresa que atua em diversas especialidades na área de saúde. Comprometida com a descoberta e o desenvolvimento de avanços científicos, sua missão é oferecer tratamentos inovadores e significativos para que as pessoas possam alcançar seu potencial máximo de vida.

 

Presente em mais de 100 países, a Allergan conta com aproximadamente 11.100 funcionários altamente qualificados e um portfólio global de produtos farmacêuticos: medicamentos de prescrição, isentos de prescrição, biológicos e dispositivos médicos. Utiliza recursos de última tecnologia em pesquisa e desenvolvimento para a fabricação e segurança de produtos que ajudam milhões de pacientes em todo o mundo.

 

A Allergan iniciou sua trajetória com foco na saúde dos olhos. Hoje, atua em diversas especialidades médicas, incluindo oftalmologia, neurociências, medicina estética, medicina estética dermatológica, estética de mama, intervenção em casos de obesidade e urologia. A empresa se orgulha em celebrar mais de 60 anos de avanços médicos e apoio a pacientes e médicos que confiam nos seus produtos, juntamente com seus colaboradores e comunidades nas quais que está presente. Para mais informações sobre a Allergan, acesse o site www.allergan.com.

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRICO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO OUVIDORIA SECRETARIA DA CULTURA Portal da Transparência Estadual
www.transparencia.sp.gov.br