BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

EXPOSIÇÕES

Casa das Rosas expõe OroborO, de Correra & Gonda

17/03/2014

Exposição, que estreia em 19 de março mescla pinturas, esculturas, tapeçarias e bronze.

 

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia abre sua nova exposição, OroborO, de Renato Gonda e Gerson Correra a partir do dia 19 de março às 19h30.

 

Em seu livro de estreia, Primeira Ronda à Margem da Serpente, em 1987, Renato Gonda tratou do tema OroborO. Sua tese de Doutorado, em 1998, foi sobre a criação do livro OroborO - com poemas e obras plásticas de dezenas de autores e artistas - ainda inédito.

 

Oroboro é um símbolo circular retratado por uma serpente que morde a própria cauda. A palavra se refere àquele que devora a própria cauda e sua representação simboliza a eternidade, dessa forma, na obra de Correra&Gonda, a circularidade e a infinitude retrata vida, re-vida e morte.

 

Segundo o crítico e historiador de literatura brasileira Alfredo Bosi, a poesia de Gonda diz que "O mito mora no arquétipo da serpente (...). A ambígua e coleante figura que, bíblica ou pagã, semita ou afra, arcaica e moderna, habita as fantasias do homem e inspira-lhe atração e horror, promessa de fecundidade e ameaça de morte." OroborO traz o encantamento mágico do círculo e das espirais, elevando e levando homem e arte a se-superar-se, mais e mais e mais e mais. Citando um dos poemas de Gonda "O infinito cobra do tempo sua obra & O tempo obra no infinito sua cobra".

 

Gerson Correra e Renato Gonda são artistas plásticos e designers paulistanos que produzem e assinam grande parte de suas obras, coletivamente, desde 1986. Residem no Embu das Artes desde 1991 e muitos de seus trabalhos contém poesia, pois Gonda também é poeta. Suas obras principais são esculturas luminares, em pedra e luz. Eles também produzem mobiliário, tapeçaria e pintura. Para esta exposição, criaram uma mescla de peças em vários suportes - pinturas, esculturas luminares, tapeçaria e bronzes, sempre com palavras ou poesias incluídas em suas obras.

 

Serviço:

Exposição OroborO

De 19 de março a 27 de abril de 2014

Entrada gratuita

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRICO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO OUVIDORIA SECRETARIA DA CULTURA Portal da Transparência Estadual
www.transparencia.sp.gov.br