BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

EXPOSIÇÕES

ANTONIO DIAS EXPÕE SEU LIVRO-OBRA GALÁXIAS

12/08/2015

No mês em que ocorre o Hora H, evento que celebra a memória do poeta Haroldo de Campos, promovido pela Casa das Rosas, será aberta a exposição do Livro-obra Galáxias, de Antonio Dias

No começo da década de 1970, Antonio Dias desenvolveu junto com Haroldo de Campos (1929-2003) o projeto galáxias, a partir do famoso livro experimental de Haroldo, considerado hoje já um clássico da prosa poética em língua portuguesa. Mais de quarenta anos depois, o projeto ganhou, na sua realização recente, a participação da designer Lucia Bertazzo. Numa edição de 93 exemplares, e grande formato – 70cm x 50cm com 7cm de altura, o trabalho de Dias, um dos principais artistas brasileiros em atividade, é constituído por um estojo de fibra de vidro em grande formato, revestido em tecido, contendo cerca de três dezenas de objetos, agrupados em caixas de madeira impressas com imagens de peles.

Nesse encontro com o público na Casa das Rosas, que acontece no dia 15 de agosto, às 17h, Dias vai falar sobre os detalhes da idealização e da confecção de seu Galáxias, além de expor o livro-objeto. A obra, é um conjunto de 32 objetos feitos pelo artista, agrupados e acondicionados em dez caixas de madeira impressa com peles, tema presente em sua obra. 


A realização de galáxias, a cargo da UQ/ Aprazível Edições, demandou quatro anos de cuidadoso trabalho, com centenas de provas e protótipos, e grande diversidade de materiais empregados: tecido, acrílico, foam, plástico, algodão, pergaminho. As formas de impressão também variam entre fotogravura, tipografia, hot stamping, serigrafia e au pouchoir.

SOBRE O ARTISTA
Antonio Dias nasceu em 1944, em Campina Grande, na Paraíba, mas ainda criança mudou-se para o Rio de Janeiro. Artista multimídia, tem a pintura como elemento de forte presença em seu trabalho. Em meados dos anos 1960, ganhou uma bolsa do governo francês e foi morar em Paris. Depois de um longo período no exterior, entre Milão, na Itália, e Colônia, na Alemanha, ele voltou, em fins dos anos 1990, a dividir seu tempo com o Brasil, onde tem residência no Rio de Janeiro.


Serviço:
Exposição Antonio Dias

De 15 de agosto a 11 outubro de 2015
Entrada gratuita 

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
TRABALHE CONOSCO COMPRAS E CONTRATAÇÕES RELATÓRICO DE ATIVIDADES CONTRATO E GESTÃO OUVIDORIA SECRETARIA DA CULTURA Portal da Transparência Estadual
www.transparencia.sp.gov.br