BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Evento Especial

V ENCONTRO DE MUSEUS-CASAS LITERÁRIOS – Versão online

23/07 das 18h às 20h

“Dentro das Casas, pela internet”

 

Dias 23, 24 e 25 de julho

 

Coordenação: Ivanei da Silva e Marcelo Tápia

 

A quinta edição do Encontro, promovido pela Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, abordará centralmente questões relativas aos museus durante a pandemia.  Em três mesas-redondas realizadas a distância, profissionais de diversas instituições compartilharão suas experiências a partir da interrupção de atendimento presencial ao público, que impulsionaram a implementação de novas ações via internet, bem como suas perspectivas para o período de reabertura desses espaços ao público.

 

O programa acontecerá em três dias seguidos, de quinta a sábado: dias 23 e 24 de julho, quinta e sexta-feira, das 18h às 20h, e dia 25, sábado, das 15h às 17h.

 

Para realizar a sua inscrição, clique aqui


O evento será realizado pelo aplicativo Google Meet. 
O link será enviado aos inscritos por e-mail. 

  

Sobre o Encontro de Museus-Casas Literários

 

O Encontro visa à participação de instituições com perfil de museu-casa que podem ser distinguidos como espaços focados em literatura, em âmbito nacional. Seu objetivo fundamental é promover a troca de experiências entre instituições fundamentalmente relacionadas a personalidades da literatura, por meio de profissionais a elas ligados, ou cujo campo de estudos se associe a tal segmento. É destinado a profissionais e estudantes das áreas de museologia, arquivologia, biblioteconomia, letras (línguas, literatura, teoria literária e tradução), artes plásticas, artes cênicas, história, sociologia, turismo e afins, bem como a representantes da comunidade acadêmica e de instituições públicas, e, de modo geral, a interessados em museus e cultura

 

 

 

 

 

Dia 23 de julho, quinta-feira,

das 18h às 20h

 

 

Mesa-redonda:

 

Cláudia Storino – Diretora do Centro Cultural Sítio Roberto Burle Marx

– IPHAN (Rio de Janeiro, RJ)

 

Marcelo Tápia – Diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo (São Paulo, SP)

 

Mário Chagas – Diretor do Museu da República – IBRAM (Rio de Janeiro, RJ)

 

Ivanei da Silva (mediador) – Museólogo – Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo (São Paulo, SP)

 

 

 

 

 

Dia 24 de julho, sexta-feira,

das 18 às 20h

 

Mesa-redonda:

 

Cícero Antônio F. de Almeida – Museólogo no Museu Casa Geyer – IBRAM (Rio de Janeiro, RJ)

 

Frederico de Andrade Pontes – Diretor do Museu Casa José de Alencar – Universidade Federal do Ceará, UFC (Fortaleza, CE)

 

Ronaldo Alves de Oliveira – Coordenador do Museu Guimarães Rosa – Diretoria de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – DIMUS  (Cordisburgo, MG)

 

Jurema Seckler (mediadora) – Diretora do Museu Casa de Rui Barbosa (Rio de Janeiro, RJ)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 25 de julho, sábado,

das 15h às 17h

 

 

Mesa-redonda:

 

Davidson Kaseker– Coordenador do Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo – SISEM-SECEC-SP (São Paulo, SP)

 

Rosa Fátima de Souza-Chaloba – Professora titular da Unesp – Araraquara; coordenadora da Chácara Sapucaia (Araraquara, SP)

Sandro Marcelo Cobello – Chefe da Divisão de Turismo na Estância Turística de São Roque, responsável pelo Sítio Santo Antônio e Capela (Sítio Santo Antônio e capela anexa – São Roque, SP)

 

Jaqueline Ferreira – Chefe de Eventos Culturais da Divisão de Turismo da Estância de São Roque – SP

 

Alexandra Rocha (mediadora) – Coordenadora do Núcleo Educativo da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo (São Paulo, SP)

 

 

PARTICIPANTES

 

Alexandra Rocha

Coordenadora dos núcleos educativos da Rede de Museus-Casas Literários de S. Paulo.  Bacharel em Artes Plásticas pela ECA-USP (1998), atua em arte-educação e coordenação artístico-pedagógica há 21 anos em museus e espaços culturais em São Paulo, como CEU, Fábrica de Cultura e Caixa Cultural São Paulo, além de ministrar aulas e cursos para professores, educadores e outros públicos.

 

Cláudia Storino

Mestre em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); arquiteta e designer, formada em 1985 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula, e em 1980 pelos cursos de Desenho Industrial e Comunicação Visual da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); especialista em Preservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) / UNESCO (CECRE). Entre 1986 e 2009 integrou o quadro técnico do IPHAN. No período de 2009 a 2012 atuou como Assessora de Programas Estratégicos da Presidência e como Coordenadora de Espaços Museais, Arquitetura e Expografia do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MinC).  Desde julho de 2012, dirige a Unidade Especial do IPHAN, o Centro Cultural Roberto Burle Marx.

 

Cícero Antônio F. de Almeida

Museólogo e Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (1983 e 1999 respectivamente), e doutorando em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/Fundação Getúlio Vargas. Ocupou funções de gestão no Museu da República (1983-1989 e 1994-1999), a direção-adjunta do Museu Nacional de Belas Artes (2003-2005), a coordenação de Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM (2009-2012) e a direção do Departamento de Processos Museais do IBRAM (2012 - 2013). Foi Diretor-Executivo do Centro Cultural Justiça Federal em duas gestões (2007-2009 e 2013-2015), e Assessor Técnico do Centro de Memória da Justiça Federal da 2ª Região (2015-2017). Foi membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do IPHAN (2013) e professor do MBA em Gestão Cultural da Universidade Candido Mendes – UCAM (entre 2009 e 2014). Autor de livros e artigos sobre colecionismo e coleções musealizadas, história dos museus, fotografia e teoria museológica. É professor de Teoria Museológica da UNIRIO (desde 1991), do MBA em Gestão de Museus da UCAM (desde 2014) e museólogo no Museu Casa Geyer (desde abril de 2017), do Instituto Brasileiro de Museus.

 

Davidson Kaseker

Mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo (PPGMUS-USP) e graduado em Letras pela USP (1983). Especialista em Administração de Empresas pelas Faculdades Armando Álvares Penteado (FAAP) e em Turismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/MinTur (2010). Foi Secretário Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Itapeva no período de 2007-2012 e, desde junho de 2013, é diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP).

 

Frederico de Andrade Pontes

Graduado e mestre em História pela Universidade Estadual do Ceará (2010), graduado em Administração de Empresas (2000) e especialista em Gestão Universitária (2006) pela Universidade Federal do Ceará. Possui curso de capacitação em Gestão e Elaboração de Projetos Culturais. Atualmente é administrador da Universidade Federal do Ceará; ocupa o cargo de Diretor da Casa de José de Alencar, pertencente à Universidade. Desenvolve pesquisas nas áreas de memória, oralidade e patrimônio histórico.

 

Ivanei da Silva

Museólogo pela UniRio, é mestre em Memória Social e Documentos pela mesma instituição. Atuou em diversos projetos de produção, conservação e montagem de exposições e, atualmente, trabalha na Poiesis – Instituto de Apoio à Língua, à Cultura, e à Literatura, atuando como museólogo da Rede de Museus-Casas Literários de são Paulo, que inclui a Casa das Rosas, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade.

 

Jaqueline Ferreira

Produtora cultural, formada  em Moda pela UNB, atua em produção artística da SPFW, em TV e cinema na área de produção técnica, produção de palco e figurino para shows e teatro.  Atualmente exerce o cargo de chefe de eventos culturais na prefeitura de São Roque, responsável pelo projeto GURI, responsável técnica do acervo Darcy Penteado, certificado junto ao IBRAM, e de produtora executiva dos eventos culturais do município.

 

Jurema Seckler

Museóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais pelo CECOR da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Ingressou como museóloga no Museu Casa de Rui Barbosa em 1975, onde desempenhou diversas atividades técnicas e administrativas, destacando-se a coordenadoria das atividades educativas do museu, a coordenação do cadastro de bens culturais do Projeto Botafogo (FINEP e FCRB) e a coordenação do projeto de História Oral Memória de Rui Barbosa. Exerce a coordenação geral das diversas áreas técnicas a dessa instituição desde 2003.

 

Marcelo Tápia

Poeta, tradutor, ensaísta e professor, é graduado em Letras (Português e Grego), doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada, onde também realizou pós-doutorado em Letras Clássicas. É professor do LETRA – Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da FFLCH-USP. Dedicado a estudos acerca de museus-casas, preservação e produção de memória, é diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, formada por Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de S. Paulo.

 

Mário Chagas

Museólogo, poeta, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, mestre em Memória Social e doutor em Ciências Sociais. É um dos responsáveis pela Política Nacional de Museus e um dos criadores do Sistema Brasileiro de Museus, assim como do Cadastro Nacional de Museus, do Programa Pontos de Memória, do Programa Nacional de Educação Museal e do Instituto Brasileiro de Museus.  É autor do livro Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Diretor do Museu da República- IBRAM, Rio de Janeiro.

 

Ronaldo Alves de Oliveira

Licenciado em Pedagogia e História, pela FEMM (Sete Lagoas, MG), é pós-graduado em Pedagogia pela UNI (Belo Horizonte). Participa dos cursos de Aperfeiçoamento na Escola Guignard, UEMG (Belo Horizonte) e de Educação Artística, na UFOP (MG). Atuou como professor de Artes e de História em Cordisburgo, e no Centro de Referência do Professor, em Belo Horizonte. É Coordenador do Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo (MG).  

 

Rosa Fátima de Souza-Chaloba

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1985) e mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991), realizou estágio na Universitat Autonoma de Barcelona (1994/1995), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997), pós-doutorado na School of Education, University of Wisconsin – Madison/EUA (2001), livre-docência pela Universidade Estadual Paulista (2006) e estágio na Universidade de Santiago de Compostela (2009) e na Universidade de Lisboa (2012). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no Departamento de Ciências da Educação e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências /UNESP/Campus de Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura escolar, história da educação (história do ensino primário e secundário e história do currículo), cultura material escolar, centros de documentação e patrimônio histórico escolar.

 

 

Sandro Marcelo Cobello

Contador, com graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Sorocaba (1998); pós-graduado em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria pela ECA USP (2007); MBA em Economia do Turismo FEA-FIPE (2009). Atualmente é Chefe da Divisão de Turismo na Estância Turística de São Roque – SP (2017-2020).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR