BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Palestra

PÁGINAS ABERTAS – Haroldo de Campos desce ao mundo dos mortos: Nékuia, paródia e montagem

Por Eduardo Jorge

27/04 19h | atividade realizada online

Com Eduardo Jorge

Terça-feira, 27 de abril, às 19h

 

A noção de “cantos paralelos” (do grego Para Ode) foi elaborada teoricamente por Haroldo de Campos a partir de estudos críticos de Oswald de Andrade no final dos anos sessenta e de Goethe nos anos oitenta. No entanto, ele não deixou de pô-la em prática em traduções (transcriações) e poemas de sua própria autoria. Esta leitura tem como ponto de partida um de seus poemas, “Esboços para uma Nékuia” (1974/1975), do livro Signantia quase coelum (1979). Nékuia é um termo grego que designa o episódio da descida de um vivo ao mundo dos mortos que existe na tradição literária lida e translida por Haroldo de Campos como na Odisséia, canto XI, de Homero, e no primeiro canto de The Cantos, de Pound). Será a partir dela que discutiremos paródia e montagem na descida de Haroldo de Campos ao mundo dos mortos.

 

Faça sua inscrição online, neste link, a partir de 15/3/2020, até o preenchimento das vagas. As aulas serão ministradas a distância, em plataforma on-line. O acesso ao ambiente em que serão realizadas as aulas será enviado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição.  Serão emitidos certificados aos inscritos que participarem do evento.

 

Eduardo Jorge é professor assistente de Literatura Brasileira (Literatura, Artes, Media) da Universidade de Zurique – UZH. É investigador do Centro de Estudos Latino-americanos e do Centro de Arte e Teoria da Cultura da mesma universidade. Possui doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, em cotutela com a École Normale Supérieure, em Paris. É autor de A invenção de uma pele – Nuno Ramos em obras (Iluminuras, 2018) e Mira Schendel e a escrita da vivência imediata (Lumme Editor, 2019).

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Quarta a sábado, das 12h às 16h
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo