BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Evento Especial

PAULISTA POÉTICA: aniversário da Casa das Rosas

07/12 às 10h

Sábado, 7 de dezembro de 2019, das 11h às 21h

 

Ao completar quinze anos como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, a Casa das Rosas oferece uma programação especial para relembrar sua ampla atuação na formação e na difusão literárias, com saraus de alunos e ex-alunos dos programas do Centro de Apoio ao Escritor e do Centro de Referência Haroldo de Campos, apresentações literomusicais e o Pegue Livros (distribuição gratuita de livros).

 

10h

Coral da Casa das Rosas: Poesia Cantada

 

O projeto Canta a poesia – desenvolvido pelo Coral da Casa das Rosas – tem como foco a musicalização e a interpretação de poemas de autores brasileiros clássicos e de autores desconhecidos do grande público. Uma apresentação especial do grupo homenageia a Casa em seu aniversário.

 

11h30

 Ocupando o Jardim: Manhã de Jogos

Com Núcleo de Ação Educativa da Casa das Rosas

 

A partir de jogos propostos pelo Núcleo Educativo, os participantes poderão conhecer mais sobre a Casa das Rosas e as histórias que compõem a memória deste espaço:  Jogo da Memória, De Mapa na Mão e Dominó de Palavras.

 

13h

Exposição e Roda de Performances: Poesia Expandida

 

Os alunos da oficina Poesia Expandida, oferecido pelo Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas, terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos.

 

14h

Expresso Poesia Especial – Haroldo de Campos

 

Desta vez, o stand-up poético da Casa das Rosas evoca seu patrono, o poeta Haroldo de Campos, com uma breve recitação de poemas seus pelo também poeta Marcelo Tápia.

 

15h

Sarau do CLIPE

 

Os alunos do Curso Livre de Preparação do Escritos (CLIPE), oferecido pelo Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas, terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos realizados durante o curso.

 

15h

Pegue Livros

Organização: Centro de Apoio ao Escritor (CAE)

 

Durante a comemoração do 15º aniversário da Casa das Rosas como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, o Museu promove sua tradicional distribuição gratuita de livros – até três exemplares por pessoa – de gêneros diversos, como romance, conto, poesia, quadrinhos, arte e ensaio.

 

17h

Show CLÁSSICOS DAORA – Voz e Violão

Com Péricles Cavalcanti

 

O compositor, cantor e instrumentista Péricles Cavalcanti faz um passeio pelos seus 45 anos de carreira. No repertório, além de suas músicas mais conhecidas, gravadas por Gal Costa, Caetano Veloso e Arnaldo Antunes, entre outros, constarão algumas canções explicitamente ligadas à poesia, como “Ode Primitiva”, sua parceria com Haroldo de Campos, e “Elegia”, composta com a tradução de Augusto de Campos do poema “Elegy: going to bed”, de John Donne.

 

19h

Slam Experimento

Apresentação: Daniel Minchoni

 

Slams são o "esporte" da poesia falada. É uma febre em muitos lugares do mundo. Só em São Paulo ocorrem mais de quarenta por mês. Entretanto, por diversas razões, os poemas e performances mais experimentais raramente são escolhidos pelos poetas como material de competição. Pensando nisso, a Casa das Rosas convida para o Slam Experimento, cujos jurados levarão em conta, além dos critérios tradicionais, o grau de invenção dos poemas apresentados.

 

Imagem: foto de André Hoff

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo