BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Evento Especial

PAULISTA CULTURAL 2019

28/04 a partir das 10h

Domingo, 28 de abril de 2019, a partir das 10h

 

Para a segunda edição do evento Paulista Cultural – uma iniciativa conjunta das instituições culturais da Avenida Paulista –, a Casa das Rosas preparou um programa baseado nos dois focos que a caracterizam: o patrimônio histórico e arquitetônico representado pelo casarão, que é emblemático das transformações da famosa Avenida, e a ampla atuação do museu no campo da literatura.

 

10H – APRESENTAÇÃO DO CORAL DA CASA DAS ROSAS

 

O Coral da Casa das Rosas, cujo repertório é composto principalmente por canções compostas a partir de poemas de autores brasileiros, abrirá a programação no jardim do museu.

 

10H30 – FEIRA DE LIVROS DA CASA DAS ROSAS

 

Organizada pela livraria Giostri, da Casa, a feira reunirá diversas editoras dedicadas à literatura. Os livros serão vendidos com 20% de desconto.

 

11H – SARAU DO DESPROPÓSITO

Com Coletivo Água na Peneira (Aline Motta, Ana Squilanti, André Zamboni, Bruno Honorato, Jéssica Cardin, Leonardo Piana e Mariana Salomão Carrara)

Trilha sonora: Joaquim Ramalho 

 

Formado por jovens escritores, participantes do Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE) oferecido pelo Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas, o Coletivo Água na Peneira – nome inspirado no poema “O menino que carregava água na peneira”, de Manoel de Barros – promove o Sarau do Despropósito, carregando narrativas cheias d’água e impossibilidades e absurdos. 

 

 

11H – POESIA EXPLODIDA

Com Núcleo de Ação Educativa

 

A partir da relação entre poesia e arquitetura, os participantes serão convidados a compor poemas colaborativos em diálogo com o espaço do pergolado do jardim da Casa das Rosas.

 

13H – SAMBAS ESCRITOS

Por Coletivo Desde que o Samba é Sampa

 

Nesta atividade, o Coletivo proporcionará o encontro de autoras e autores que participaram da coleção Sambas Escritos, lançada em 2018. Durante o sarau, acontecerá a intervenção musical da roda de samba Massembas de Ialodês, encabeçada pela cantora Luana Bayô. Além da intervenção musical, trechos dos textos publicados e outros poemas serão compartilhados com o público.

 

14H – OCUPANDO O QUINTAL: TARDE DE JOGOS

Com Núcleo de Ação Educativa da Casa das Rosas

 

A partir de jogos propostos pelo Núcleo de Ação Educativa – como o “Jogo da Memória”, “De Mapa na Mão” e “Dominó de Palavras” –, os participantes poderão, na tarde de domingo, conhecer mais sobre a Casa das Rosas e as histórias que compõem a memória deste espaço.

 

14H – PÁGINAS ABERTAS ESPECIAL: O ACERVO HAROLDO DE CAMPOS, SUA HISTÓRIA E SUA IMPORTÂNCIA

 

A Casa das Rosas abriga o Acervo Bibliográfico do poeta Haroldo de Campos. Seus volumes podem ser consultados, mas seu acesso direto é restrito por questões de segurança e controle. Neste vídeo, Júlio Mendonça, Coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos, mostra o espaço de guarda do acervo, sua organização e alguns dos itens que fazem pesquisadores do mundo todo virem até a Casa para consultá-los. Após a exibição, o coordenador falará sobre as principais curiosidades da história desse acervo tão importante.

 

 

14H – OFICINA DE CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS PARA CRIANÇAS

Com Giovanna Puerto Carlin

 

Nesta oficina – parceria entre a Casa das Rosas e o SESI-SP –, a musicista Giovanna Puerto Carlin conduzirá a criação de instrumentos musicais, dialogando com a exposição Solfejo, do artista plástico Felippe Moraes, em cartaz no Centro Cultural Fiesp. Durante a ação, focada em crianças de 3 a 6 anos de idade, serão construídos dois instrumentos: a “peneira de chuva” e o “arco dos ventos”.

 

14H – PEGUE LIVROS

 

A Casa realizará uma edição especial dessa atividade, que consiste na distribuição gratuita de livros – até três exemplares por pessoa –, de gêneros diversos, como romance, conto, poesia, quadrinhos, arte e ensaio. Também serão distribuídos CDs de música.

 

15H – SHOW LÍRICO “SANGRIA”

Com Luiza Romão, Vânia Ornelas e Juba Carvalho

Convidadas: Kimani e Letícia Bassit

 

No show – criado na fronteira entre sarau, apresentação musical e jogo cênico –, Luiza Romão performa os poemas de seu livro Sangria, acompanhada pelas musicistas Vânia Ornelas (baixo acústico) e Juba Carvalho (percussionista).

 

 

19H – JARDIM PARADISO ESPECIAL: SIGNO DA CIDADE (2008)

 

As histórias de um grupo de pessoas se entrecruzam, tendo em comum o fato de todos serem ouvintes do programa de rádio da astróloga Teca (Bruna Lombardi), no qual buscam conselhos para o alívio de suas angústias. Cada núcleo narrativo leva a uma reflexão sobre a vida nos grandes centros urbanos, adotando-se a cidade de São Paulo como pano de fundo.

 

 

A PARTIR DAS 10H – MENU ESPECIAL

 

O Caffè Ristoro, da Casa das Rosas, oferecerá opções de culinária brasileira em seu cardápio, preparadas especialmente para o evento Paulista Cultural.

 

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo