BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Bate-Papo

OLHANDO O PASSADO PARA ENTENDER O PRESENTE: A literatura de época no Brasil de hoje

Por Bruna Meneguetti, Antônio R. Esteves, Ivone Benedetti e José Roberto Walker

11/05 das 19h às 21h

Mediação: Bruna Meneguetti

Com Antônio R. Esteves, Ivone Benedetti e José Roberto Walker

Sábado, 11 de maio de 2019, das 19h às 21h

 

O que é e qual é a importância do romance histórico no Brasil? Este debate traçará o percurso do gênero na literatura brasileira até os dias atuais, elucidando questões sobre os limites da invenção e revelando experiências de especialistas e autores.

 

Faça sua inscrição online ou presencialmente, na recepção da Casa das Rosas, a partir de 15/4/2019, até o preenchimento das vagas. Emissão de certificado digital aos participantes que assinarem a lista de presença.

 

Antonio R. Esteves, doutor em Letras pela USP, Livre-Docente em Literatura Comparada, é professor aposentado da UNESP-Assis. Estudioso das relações entre literatura e história, publicou vários trabalhos entre livros, capítulos de livros e artigos, no Brasil e no exterior. Entre os livros, vale a pena destacar O romance histórico brasileiro contemporâneo 1975-2000 (2010). Além de professor e crítico, traduziu várias obras ao português, entre as quais o Lazarilho de Tormes (2005), com Heloisa C. Milton e Ave Roc (2017), de Roberto Echavarren. Foi professor visitante no Centro de Estudios Brasileños da Universidade de Salamanca, na Espanha, no ano letivo 2002-2003.

 

Bruna Meneguetti é escritora e jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Em 2016, um dos capítulos do seu livro O Céu de Clarice (Amazon, 2017) a fez ser aprovada no Curso Livre de Preparação do Escritor (Clipe), ministrado na Casa das Rosas. Foi publicada na antologia Curva de Rio (Giostri, 2017) e no livro Prêmio Catarata de Contos e Poesias (2017). É coautora de Corações de Asfalto (Patuá, 2018), livro-reportagem sobre histórias de vida dos trabalhadores das ruas de SP. Em 2017, ganhou o 1º Edital de Publicação de Livros da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para a realização do seu segundo romance histórico O último tiro da Guanabara (Reformatório, 2019). Escreve no site: www.brunameneguetti.com.br

 

Ivone Benedetti é escritora, editora e tradutora. Formou-se em Letras pela Universidade de São Paulo, onde se doutorou com tese sobre poesia medieval francesa. Em 2009 publicou seu primeiro romance, Immaculada, finalista do Prêmio São Paulo daquele ano. Em 2011, publicou um livro de contos, Tenho um cavalo alfaraz, e, em 2016, o romance Cabo de guerra.

 

José Roberto Walker é publicitário, formado em História pela Universidade de São Paulo. Atualmente é diretor da TV Cultura. Dirigiu a Cia. Brasileira de Ópera, a Orquestra Filarmônica Vera Cruz e várias edições do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Realizou, na área de vídeo e televisão mais de cem documentários e gravações de espetáculos de música, ópera e dança. No rádio, criou inúmeros programas dedicados à música erudita e à música popular brasileira. Produziu diversos espetáculos de ópera e exposições em espaços públicos em São Paulo. É coautor dos livros Theatro São Pedro: resistência a preservação (2000), Café Ferrovia e a Metrópole (2001), O presépio napolitano de São Paulo (2002) e Ferrovia, um projeto para o Brasil (2005).

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo