BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Palestra

O NON SERVIAM DE AUGUSTO

Por Kenneth David Jackson

13/02 16h às 18h | Atividade realizada online

Sábado, 13 de fevereiro de 2021, das 16h às 18h

 

O evento faz parte do programa "Augusto 90 – 90 anos de Augusto de Campos" e programação completa pode ser conferida clicando aqui.    

 

non serviam de Augusto de Campos, na tradição do manifesto de 1914 de Huidobro, rege o universo poético da recusa. Define uma posição de independência estética, contra a comercialização, o luxo-lixo, contra os estilos tradicionais e contra a poesia discursiva; alia-se aos poetas independentes e insólitos de qualquer época.  Reflexo das correntes amplas de demolição praticadas pelas vanguardas históricas, o grande NÃO de Augusto é expressivo de uma tensão criativa que percorre toda a obra, um negativo positivo que apoia a inovação. Abrange um programa estético e também social, que justifica o “anti”, a “anti-poesia” e a escrita “à margem da margem.” O renovado non serviam coloca o poeta no  cerne da consciência poética e social das vanguardas poéticas.

 

A atividade será realizada em videoconferência, por meio da plataforma Zoom.

 

Faça sua inscrição online, neste link, a partir de 15/1/2020, até o preenchimento das vagas. A conversa será transmitida online e o acesso ao ambiente em que será realizada será enviado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição. Serão emitidos certificados aos inscritos que participarem do evento.

 

Kenneth David Jackson é diretor de Estudos de Português na Graduação da Universidade de Yale. Suas áreas de interesse são: literaturas brasileira e portuguesa; Camões, Machado de Assis e Fernando Pessoa; literaturas modernista, de vanguarda e interartísticas; cultura portuguesa na Ásia; etnomusicologia. Algumas de suas obras são: A Vanguarda Literária no Brasil (1998), A Prosa Vanguardista na Literatura Brasileira: Oswald de Andrade (1978), Staging Portuguese and Brazilian Theater (2000), Experimental, Visual, Concrete: Avant-Guarde Poetry since 1960 (1996), Haroldo de Campos: A Dialogue with the Brazilian Concrete Poet (2000) e Machado de Assis – A Literary Life (2015).

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Quarta a sábado, das 12h às 16h
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo