BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Cursos e Oficinas

O ENSAIO COMO SONHO: escrita, surrealismo e cidade

Por Carolina Serra Azul

01/08 das 19h às 21h

Com Carolina Serra Azul

Quintas-feiras, 1, 8, 15, 22 e 29 de agosto de 2019, das 19h às 21h

 

O curso pretende estimular e discutir estratégias acerca da escrita ensaística tendo como ponto de partida o movimento surrealista, suas relações com o inconsciente e com a vida urbana. A partir da obra de artistas como André Breton e da crítica de ensaístas como Walter Benjamin procuraremos sondar de que modo a escrita do ensaio, forma de pensamento que se relaciona profundamente com as formas artísticas, pode se aproveitar de elementos como a associação livre, a composição de imagens que tocam a lógica dos sonhos e a relação insólita com a vida nas cidades, para as quais o surrealismo olha de maneira pouco óbvia e ensina a encontrar elementos – “acasos objetivos”- que revelam desejos dos próprios sujeitos.

 

VAGAS ESGOTADAS. Faça sua inscrição online ou presencialmente, na recepção da Casa das Rosas, a partir de 15/7/2019, até o preenchimento das vagas. Emissão de certificado digital aos participantes que assinarem a lista de presença.

 

Carolina Serra Azul é pesquisadora e professora de literatura. É mestre em Teoria Literária pela FFLCH-USP, com dissertação sobre as relações entre Guimarães Rosa e o primeiro modernismo brasileiro. Atualmente, é doutoranda na mesma instituição, onde pesquisa os nexos entre cinema e literatura no período pós-1964.

 

Imagem: "Mistério e Melancolia de uma Rua", pintura de Giorgio de Chirico / Divulgação

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo