Mediação: Laercio Silva
Com Ana Maria Haddad Baptista, Márcia Fusaro, Marco Lucchesi e Verônica Lessa
Sábado, 14 de setembro de 2019, das 19h às 21h
Por meio de um debate realizado à luz das possibilidades do meta-ensaio como proposição de invenção tradutora da realidade pelo pensamento — a partir da obra de Marco Lucchesi, os convidados discutirão as possíveis contribuições do gênero para o entendimento da contemporaneidade.
Marco Lucchesi é poeta, romancista, memorialista, ensaísta, tradutor e editor, membro e presidente em exercício da Academia Brasileira de Letras (ABL), em sua ampla produção, contemplada por diversos prêmios, destacam-se: Sphera, Meridiano Celeste e Bestiário e Clio (poesia); O Dom do Crime e O Bibliotecário do Imperador (romances); Saudades do Paraíso e Os Olhos do Deserto (memória); A Memória de Ulisses e O Carteiro Imaterial (ensaios). Traduziu diversos autores, dentre os quais, publicados em livro, dois romances de Umberto Eco, a Ciência Nova, de Vico, os poemas do romance Doutor Jivago, obras de Guillevic, Primo Levi, Rumi, Hölderlin, Khliebnikov, Trakl, Juan de la Cruz, Francisco Quevedo, Angelus Silesius. Seus livros foram traduzidos para o árabe, romeno, italiano, inglês, francês, alemão, espanhol, persa, russo, turco, polonês, hindi, sueco, húngaro, urdu, bangla e latim.
Ana Maria Haddad Baptista possui mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica. Pós-doutoramento em História da Ciência pela Universidade de Lisboa e pela PUC-SP. Professora e pesquisadora dos Programas stricto sensu Educação da Universidade Nove de Julho. É escritora, ensaísta e organizadora de diversos livros de destaque como Arte & Educação: O dialogo essencial, Signos artísticos em movimento, Bifurcações do tempo-memória na Literatura e Tempo-memória & desmemórias. Colunista mensal da Revista Filosofia da Editora Escala.
Márcia Fusaro é doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Mestra em História da Ciência (PUC-SP). Especialista em Língua, Literatura e Semiótica (USJT). Professora e pesquisadora do Programa stricto Sensu em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) e da licenciatura em Letras da Universidade Nove de Julho. Líder e membro de grupos de pesquisa chancelados pelo CNPq. Autora de diversos artigos e ensaios, pesquisa as interfaces epistemológicas entre educação, comunicação, arte e ciência.
Verônica Lessa é formada em Comunicação Social pela UFRJ e pós-graduada em Jornalismo Cultural. Atua como Coordenadora editorial, desde 1995, com trabalhos em diversas editoras do eixo Rio-São Paulo, entre elas a Editora Record (onde coordenou a produção de duas editorias, a de livros nacionais e de livros de autoconhecimento), Ediouro, Nova Fronteira, Larousse do Brasil e na área de publicações da Fundação Biblioteca Nacional. Desde 2009, é uma das responsáveis pelo conteúdo do manual dos professores da FLIPINHA (segmento da Feira Literária Internacional de Paraty — FLIP, voltado para o público infantil e juvenil), ministrando cursos para os professores da região. Atualmente, coordena a área de promoção e difusão da Fundação Biblioteca Nacional.
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