BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Evento Especial

II COLÓQUIO LIBRAS LITERÁRIA

Por Anelcina Augusta Trigueiro de Melo, Fábio de Sá e João Victor Torres Rocco

26/09 das 19h às 21h

Com Anelcina Augusta Trigueiro de Melo, Fábio de Sá e João Victor Torres Rocco

Mediação: Alexandra Rocha

Quinta-feira, 26 de setembro de 2019, das 19h às 21h

 

 

Como parte das discussões mundiais durante o Setembro Azul, esse encontro focalizará a relação entre o ensino de português como segundo idioma e o aprendizado em Libras, assim como o protagonismo do surdo, com discussão e reflexão acerca dos desafios da criação poética em Libras.

 

Anelcina Augusta Trigueiro, professora orientadora da Sala de Leitura da EMEBS Helen Keller, falará sobre o ensino de português como segundo idioma; o poeta surdo Fábio de Sá tratará de sua pesquisa em torno da poesia, dentro do conceito Visual Vernacular e de sua experiência artística; João Victor Torres Rocco, estudante surdo da EMEBS Helen Keller, compartilhará seu interesse em ler e produzir textos.

 

Haverá tradução-interpretação em Libras-Português e Português-Libras.

 

Faça sua inscrição online, neste link, ou presencialmente, na recepção da Casa das Rosas, a partir de 15/8/2019, até o preenchimento das vagas. Emissão de certificado digital aos participantes que assinarem a lista de presença.

 

Confira a programação do Setembro Azul na Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo:

 

OFICINA

ACESSIBILIDADE EM SURDEZ

Com Eduardo Sabanovaite e Rose Santos

Sábado, 28 de setembro de 2019, das 14h à 18h

Local: Anexo da Casa Guilherme de Almeida

 

PALESTRA
Com Rafael Veloso e convidados
Sexta-feira, 27 de setembro de 2019, das 15h às 16h
Local: Casa Mario de Andrade

 

 

 

 

Anelcina Augusta Trigueiro Gomes de Melo, professora de língua portuguesa e literatura, especialista em deficiência auditiva e guia-intérprete. Graduação em Pedagogia pela UNESP (2019). Guia-interpretação pela Associação Educacional para Múltipla Deficiência, AHIMSA (2012). Pós-graduação Lato sensu, Especialização em Formação de professores em Educação Especial: área da Deficiência auditiva pela UNESP (2011). Especialização em Educação Infantil pela FEUSP (2003). Graduação e Licenciatura em Letras com habilitação em Linguística/Português pela USP (1997).

 

Fábio de Sá, poeta surdo, professor de Libras na PUC-SP e CES Rio Branco, ator, narrador. Desenvolve pesquisa poética em Libras a partir do conceito Visual Vernacular, a qual já apresentou na França, Chile, Colômbia e Brasil. Ministrou workshops de VV - Visual Vernacular na Colômbia, Chile e Brasil (SC, MG e SP).

 

João Victor Torres Rocco é aluno surdo do 1º ano do Ensino Médio da EMEBS Helen Keller. Desde a infância interessa-se por literatura  e escreve seus próprios textos em Português aliando em seu cotidiano o desafio de aprender o currículo escolar e Libras.

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo