BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Lançamento

Ensaios sobre a guerra Rússia Ucrânia 2022

18/11 19h | atividade realizada presencialmente

Sexta-feira, 18 de novembro de 2022, das 19h as 21h

 

A Casa das Rosas recebe em seu jardim o lançamento do livro Ensaios sobre a guerra Rússia Ucrânia 2022, além de uma conversa com os autores e organizadores do livro.

 

 

Sinopse: O que a OTAN, os Estados Unidos, os neonazistas, a Europa, o comunismo, a direita, a China, a igreja, a cultura russa, Tchernóbil, Guerra Fria etc, etc, etc teria a ver com esse conflito? E seria uma guerra mesmo? O que é verdade nisso tudo? Mas, a Rússia não é comunista? E é lá muito longe, não é, o que nós aqui no Brasil temos a ver com isso?

 

A desinformação sobre vários assuntos tem feito com que o planeta, como um todo, tome rumos sombrios, o que se evidencia com o crescimento da desigualdade social e econômica, a colonização cultural e política, os genocídios, epidemias, pandemias e fome, além da eliminação de espécies animais e da devastação ambiental. Neste contexto, o conflito armado na Ucrânia, desencadeado pela invasão russa em fevereiro de 2022, não pode e nem deve ser minimizado, tampouco naturalizado. Porém, as informações que chegam ao Ocidente sobre os países do Leste, desde o período da União Soviética, tendem a ser manipuladas e o estigma desses países cresce sem que consigamos ter uma visão mais próxima dos riscos verdadeiros e iminentes que expõem todo o globo a uma tragédia de proporções nunca alcançadas.

Para quem pesquisa e estuda o mundo eslavo há muitos anos, este assunto é incontornável e deve ser debatido seriamente a partir de vários pontos de vista. Assim, com o objetivo de trazer para nossos leitores e leitoras uma dimensão fundamentada das possíveis causas e consequências desse conflito armado, convidamos iminentes pesquisadores que se notabilizaram no estudo da história, da geopolítica e da cultura russa para exporem suas perspectivas no formato de ensaios que reunimos aqui, neste livro.

Organização: Este livro foi organizado, cuidadosamente, mas com a urgência que o assunto exige, por Neide Jallageas e Bruno Gomide que convidaram estudiosos do Brasil e do exterior, detentores de grande experiência e conhecimento do campo russo e que analisam o conflito sob várias perspectivas: histórica, geopolítica, social, linguística, política, cultural, literária, etc.


Autores: Angelo Segrillo, Anna Smirnova Henriques, Cristina Dunáeva, Daniel Aarão Reis, Elena Vássina, Fernando Bonfim Mariana, Helen Petrovsky, Henrique S. Caneiro, Letícia Mei, Lucas Simone, Martin Baña, Omar Ribeiro Thomaz, Pedro Fratino, Svetlana Ruseishvilli, Vicente Ferraro, Volodymyr Tesko, Yves Cohen

 

Atividade realizada presencialmente, no jardim da Casa das Rosas. Não há necessidade de inscrição.

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3673-1883 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
O museu está sendo restaurado. Durante o período do restauro, o jardim funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de SP

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR