BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Sarau

DIÁLOGOS SINCRÔNICOS: Paulo Colina

Por Marciano Ventura

20/11 19h | atividade realizada pelo Zoom

A partir de um corte sincrônico feito na história da literatura brasileira e mundial, esta série de saraus da Casa das Rosas pretende evidenciar o diálogo entre gerações, trazendo leituras de autores, movimentos e grupos já inseridos na tradição literária e abrindo o microfone para a multiplicidade poética da atualidade.

 

Paulo Colina

Curadoria: Marciano Ventura

Sábado, 20 de novembro de 2021, às 19h

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom. Para participar, faça sua inscrição online, clicando aqui, a partir de 1/11/2021, e receba por e-mail o lembrete com o link do sarau.

 

 

Paulo Colina (SP) nasceu em 09 de março de 1950, no município de Colina, São Paulo. Contista, poeta, dramaturgo, ensaísta, tradutor e músico. Trabalhou e colaborou com editoras, jornais, revistas e suplementos literários, escrevendo artigos, crônicas, resenhas e traduzindo poetas, como o sul-africano Dennis Brutus, o nigeriano Wole Soyinka – Nobel de Literatura de 1986, os japoneses Bokussui Wakayama e Machi Tawara (ambos com Ma- suo Yamaki)”.

 

Participou da fundação de grupos literários, como o Quilombhoje (1980). Em 1988, coordenou, na 4a Bienal Nestlé de Literatura Brasileira, o painel “O Negro: de personagem a autor”, com a exposição de Oswaldo de Camargo, Helena Theodoro, Henrique L. Alves, Jônatas Conceição, Zilá Bernd, Abelardo Rodrigues, Clóvis Moura, Éle Semog, Geni Guimarães, José Carlos Limeira, Oliveira Silveira e Adão Ventura. Dirigiu a União Brasileira de Escritores no biênio 1986/1988. Voltando a dirigi-la em 1994/1996.

 

Na literatura estreou com o volume de contos Fogo cruzado (1980), seguido dos volumes de poesia Plano de vôo (1984), A noite não pede licença (1987) e Todo o fogo da luta (1989). Seus trabalhos foram incluídos em várias antologias e coletâneas nacionais e internacionais (EUA, Alemanha, França, Suíça e Espanha). Sua Axé – Antologia Contemporânea da Poesia Negra Brasileira (organização e participação), pela Global Editora, São Paulo, 1982, ganhou o Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte – de literatura: melhor livro de poesia do ano.

 

Faleceu em 08 de outubro de 1999, vítima de problemas cardíacos. 

 

 

Marciano Ventura (SP) é editor e criador da Ciclo Contínuo Editorial. Desenvolve trabalhos ligados ao livro, à leitura e à bibliodiversidade. Editou, junto com Eunice Souza, o livro Poesia Reunida, de Paulo Colina (2019). É um dos curadores da Mostra de Literatura Negra (2018 - 2021).

 

Oswaldo de Camargo (SP) é jornalista, poeta, ficcionista, crítico, historiador da literatura e um dos mais destacados escritores negros das últimas décadas. Foi cofundador do Quilombhoje, juntamente com Cuti, Oswaldo Camargo e Paulo Colina. Como escritor, contam-se entre alguns de seus livros O Negro Escrito - Apontamentos sobre a presença do negro na literatura; O carro do êxito; O Estranho; A descoberta do frio; Oboé; Raiz de um negro brasileiro; Negro drama - ao redor da cor duvidosa de Mário de Andrade. É conselheiro do Museu AfroBrasil - SP.

 

Abelardo Rodrigues (SP) é escritor e foi cofundador do Quilombhoje, juntamente com Cuti, Oswaldo Camargo e Paulo Colina. Tem três livros de poemas publicados: Memória da noite, Memória da noite revisitada e outros poemas e Atlântica dor e Papel de Seda. Tem participação em diversas antologias nacionais e internacionais. 

 

Eunice Souza (SP) é ativista cultural, costureira e contadora de história. Editou, junto com Marciano Ventura, o livro Poesia Reunida, de Paulo Colina (2019).

 

Imagem: foto de Chuck Martins (divulgação)

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça a domingo, das 10h às 18h
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR