BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Oficina

CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Por Com Enéias Tavares e Fred Rubim

14/11 das 15h às 18h

Com Enéias Tavares e Fred Rubim

Quinta-feira, 14 de novembro de 2019, das 15h às 18h

 

Na semana de abertura da exposição “WILLIAM BLAKE: portas da imaginação”, os curadores desenvolverão uma oficina que abordará de forma prática e dinâmica os principais estágios da produção de uma história em quadrinhos. Por meio de exemplos práticos, retirados de quadrinhos de diversos gêneros, os participantes terão noções de como escrever seus próprios roteiros e dispor visualmente os quadros de suas histórias.

 

Os participantes receberão uma cópia de A Todo Vapor!, quadrinho roteirizado por Enéias Tavares e ilustrado por Fred Rubim, publicado gratuitamente no portal CosmoNerd, que auxiliará os presentes a definir limites, temas e composição de seus próprios roteiros.

 

Faça sua inscrição online, neste link, ou presencialmente, na recepção da Casa das Rosas, a partir de 15/10/2019, até o preenchimento das vagas. Emissão de certificado digital aos participantes que assinarem a lista de presença.

 

-

 

Enéias Tavares é professor na UFSM, onde orienta trabalhos de pós-graduação sobre literatura fantástica e ministra o curso Escrita de Ficção. De ficção, publicou pela editora LeYa A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison e pela editora Avec publicou Guanabara Real – A Alcova da Morte, este em parceria com AZ Cordenonsi e Nikelen Witter. Junto de Bruno Matangrano é o responsável pelo projeto "Fantástico Brasileiro", exposição e livro dedicados à história da literatura fantástica brasileira desde o século XIX até a contemporaneidade. Sua série transmídia, Brasiliana Steampunk, já ganhou card game, audiolivro e suplemento escolar. Em 2018, realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Coimbra envolvendo séries literárias brasileiras transmídia.  Tavares ministra workshops sobre escrita criativa e gerenciamento de projetos culturais, além de assinar a coluna sobre escrita criativa Bestiário Criativo e a Webcomic A Todo Vapor! no portal CosmoNerd. Em 2019, publicou a Graphic Novel O Matrimônio de Céu & Inferno (AVEC), com Fred Rubim, e o romance Juca Pirama Marcado para Morrer (Jambô). 

 

Fred Rubim é formado em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria e atua há mais de 10 anos como ilustrador, animador e quadrinista. Estreou nos quadrinhos em 2016 e já conta com 5 Graphic Novels no currículo, todas publicadas pela AVEC Editora. A primeira foi a fantasia histórica O Coração do Cão Negro, com roteiro de Cesar Alcázar. A série ganhou um segundo volume em 2017 intitulado A Canção do Cão Negro. Já em Le Chevalier – Arquivos Secretos e Le Chevalier Nas Montanhas da Loucura, com o roteiro de A.Z. Cordenonsi, Fred explora o universo steampunk. Com Enéias Tavares, publicou O Matrimônio de Céu & Inferno e também a webcomic A Todo Vapor!, esta finalista do Troféu HQ Mix de Melhor Web Quadrinho de 2018.  

 

Imagem: quadro da HQ O Matrimônio do Céu & Inferno (divulgação)

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo