BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Evento Especial

COLÓQUIO DE ENSINO DE POESIA DA CASA DAS ROSAS

14/09 das 10h30 às 18h

Sábado, 14 de setembro, das 10h30 às 18h

 

O Colóquio será composto por três mesas de debate, nas quais serão discutidas estratégias de ensino de poesia nos níveis fundamental, médio e superior. 

 

Programação:

 

10h30 às 12h30 – Mesa "Poesia no ensino fundamental”

Com Maria Sueli Fonseca e Cibele Lopresti

 

14h às 16h – Mesa “Poesia no ensino médio”

Com Nilson Joaquim da Silva e Áurea Rampazzo 

 

16h às 18h - Mesa “Poesia no ensino superior”

Com Rodrigo Petrônio (FAAP) e Antonio Vicente Pietroforte (USP)

 

Faça sua inscrição online, neste link, ou presencialmente, na recepção da Casa das Rosas, a partir de 23/8/2019, até o preenchimento das vagas. Emissão de certificado digital aos participantes que assinaram a lista de presença.

 

Antonio Vicente Pietroforte é formado em Português e Linguística pela FFLCH — USP, a mesma faculdade em que leciona desde 2002, atuando na graduação em Letras e na pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral e em Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa. É autor de 10 livros de ensaios semióticos, 6 livros de poesia, 3 romances, 1 volume de contos; fez os roteiros de duas novelas gráficas e organizou 4 antologias. Atualmente, escreve nos sites Pararraios Comics, Musa Rara e Carta Maior; é um dos responsáveis pela pós-graduação em Criação Literária, da FFLCH-USP.

 

Áurea Rampazzo é coordenadora e orientadora das oficinas de Criação Literária do Museu Lasar Segall e da Fundação Ema Klabin. Assistente de redação do Colégio Equipe, também é autora de diversos artigos sobre o ensino de redação. Escreve atualmente Um itinerário de Escrita, uma sistematização da metodologia usada na oficinas de criação literária do Museu Lasar Segall.

 

Cibele Lopresti é doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC/SP) Graduada em Língua e Literatura Portuguesas também pela PUC, foi professora de língua portuguesa e literatura para adolescentes e atualmente ministra literatura no curso de pós-graduação da Escola da Vila. Além disso, já publicou livros didáticos para o ensino fundamental e médio.

 

Maria Sueli Fonseca Gonçalves é professora da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME), formada em Letras pela  Universidade de São Paulo (USP), especificamente em Língua Portuguesa, Letras Vernáculas e Literaturas (Brasileira e Portuguesa).  Idealizadora e Coordenadora do Projeto Academia Estudantil de Letras (AEL), na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), onde trabalha desde 2015. É autora de “Histórias em Retrato – Causos do ECA”, da coletânea poética: “Sete – Feminino de Luas e Marés”, das antologias “Apenas mais um livro de Amor”  e “Promessas de Primavera”, entre outras publicações.

 

Nílson Joaquim da Silva é professor de Literatura, Produção Textual e Língua Portuguesa na segunda e terceira séries do Ensino Médio da Escola da Vila e também responsável pelo Sertão Grande, projeto de extensão cultural multisserial de aproximação à vida, à obra e ao sertão de Guimarães Rosa da mesma escola. Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP), formado em Jornalismo (PUC-SP) e em Letras (Faculdades Teresa Martin), com Formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Possui 24 anos de experiência docente em Língua Portuguesa para os Ensinos Fundamental e Médio, além de exercer funções de escritor, colaborador e jornalista freelancer nas áreas de Literatura e apoio pedagógico a professores de diversas editoras. É autor de três livros de literatura juvenil pela Editora Escala Educacional e organizador de oito antologias literárias pela Panda Books e pela Editora Ática. 

 

Rodrigo Petronio é escritor, filósofo, professor e autor, organizador e editor de diversas obras. Doutor em Literatura Comparada (UERJ) e professor titular da Faculdade de Comunicação da FAAP, onde coordena o programa de pós-graduação em Escrita Criativa. Desenvolveu doutorado-sanduíche como bolsista Capes na Stanford University, sob orientação de Hans Ulrich Gumbrecht. Formado em Letras Clássicas (USP), tem dois mestrados: em Ciência da Religião (PUC-SP) e em Literatura Comparada (UERJ).

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo