BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Lançamento

COLETÂNEA PICARÉ – 40 ANOS DE POESIA & ARTES

Por Raul Christiano

27/11 15h | atividade realizada presencialmente

Domingo,  27 de novembro de 2022, das 15h às 18h

 

O jardim da Casa das Rosas recebe o lançamento ao ar livro da Coletânea Picaré – 40 Anos de Poesia & Artes, de Raul Christiano, com presença do autor e realização sarau com leitura e música. Editado pela Realejo Livros, de Santos, o livro conta a história de um grupo que fez história na literatura, nos anos 1970 até meados de 1980. O Picaré fazia a conexão de escritores e artistas da Baixada Santista com os da Capital e do Rio de Janeiro, onde havia grupos com a mesma atuação.

 

Esse é o 8.º livro de Raul Christiano, que realizava a pesquisa e escrita do livro desde 2009. A Coletânea Picaré tem 326 páginas, com uma contextualização histórica sobre como criavam as suas artes e levavam os resultados de mão em mão, nos bares, portas de teatro e cinema, faculdades, durante a ditadura militar no Brasil. 38 artistas participam da obra, com biografias, textos e imagens.

 

Raul Christiano é jornalista, tem 64 anos de idade, e estudava jornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade Católica de Santos e tomou a iniciativa de criar o Grupo Picaré, em junho de 1979, contando imediatamente com o apoio e envolvimento dos colegas Rafael Marques Ferreira (jornalismo) e Inês Bari (publicidade). Planejaram a atuação do coletivo que logo atraiu para a participação, poetas, escritores, músicos, fotógrafos, cartunistas, escultores, artistas visuais etc., escrevendo manifestos e defendendo o foco nos valores e linguagens caiçaras. O próprio nome do grupo (Picaré) é uma expressão regional para as redes de pesca de arrasto, que eram permitidas para a utilização nas praias santistas e do litoral.

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3673-1883 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
O museu está sendo restaurado. Durante o período do restauro, o jardim funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de SP

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR