BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Palestra

AUGUSTO DE CAMPOS E A MIGRAÇÃO DO EU

Por Marcelo Tápia

11/02 19h às 21h | Atividade realizada online

Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021, das 19h às 21h

 

O evento faz parte do programa "Augusto 90 – 90 anos de Augusto de Campos" e programação completa pode ser conferida clicando aqui.    

 

Numa entrevista concedida à revista eletrônica Mnemozine, em 2008, o poeta Augusto de Campos afirmou: “[a prática da tradução poética] fez migrar muito de mim para as personae que assumo em tais incursões tradutórias, inseridas no âmbito do que chamo de ‘tradução-arte’”. Esta palestra pretende abordar a obra do poeta por meio da análise de alguns de seus poemas e traduções, buscando estabelecer nexos entre eles sob a perspectiva de um eu transcendente à individualidade, imerso na universalidade da linguagem.

 

 A atividade será realizada em videoconferência, por meio da plataforma Zoom.

 

Faça sua inscrição online, neste link, a partir de 15/1/2020, até o preenchimento das vagas. A conversa será transmitida online e o acesso ao ambiente em que será realizada será enviado para o e-mail cadastrado na ficha de inscrição. Serão emitidos certificados aos inscritos que participarem do evento.

 

Marcelo Tápia é poeta, ensaísta e tradutor, graduado em Letras (Português e Grego) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP, onde também realizou pós-doutorado em Letras Clássicas. É professor do LETRA – Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da USP. Dedicado a estudos acerca de museus-casas, preservação e produção de memória, é diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, formada por Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade. Publicou, entre outros livros, Refusões – Poesia 2017-1982 (Perspectiva, 2017) e Týkhe – Uma quarentena de poemas (Olavobrás / Dobradura, 2020).

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Quarta a sábado, das 12h às 16h
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo