BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Curso

AS MULHERES NAS LITERATURAS AFRICANAS DE AUTORIA FEMININA: entre silenciamento e transgressão

Por Issaka Mainassara Bano e Providence Bampoky

07/03 das 10h30 às 12h30

Com Issaka Mainassara Bano e Providence Bampoky

Sábados, 7, 14, 21 e 28 de março de 2020, das 10h30 às 12h30

 

A partir de obras selecionadas da literatura africana feita por mulheres, este curso analisará a personagem feminina sob a perspectiva da crítica feminista e buscará entender como ela é descrita em torno das questões que interpelam a violência, o abuso, a poligamia, a prostituição, o abandono etc. Obras: Une si longue lettre, Mariama Bâ; Contornos do dia que vem vindo, Léonora Miano; A mulher de pés descalços, Scholastique Mukasonga e Fique comigo, da nigeriana Ayòbámi Adébáyò. 

 

VAGAS ESGOTADAS. Inscrições apenas para a lista de espera. Faça sua inscrição online, neste link, ou presencialmente, na recepção da Casa das Rosas, a partir de 15/2/2020, até o preenchimento das vagas. Emissão de certificado digital aos participantes que atingirem o mínimo de 75% de frequência. É necessário confirmar a inscrição frequentando a primeira aula de cada curso. Faltar na primeira aula sem justificativa prévia (que pode ser feita por meio de contato@casadasrosas.org.br) implicará o desligamento automático do inscrito.

 

Issaka Maïnassara Bano é natural do Níger, graduado em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, mestre em Educação e Ciências Sociais pela Faculdade de Educação-Unicamp e doutorando em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas-Unicamp. É pesquisador do Centro de Estudos Rurais e Urbanos-USP, coordenador do Coletivo Raízes São Paulo, tem experiência na área de política, imigração, sociologia, educação e literatura africana.

 

Providence Bampoky é originária do Senegal, possui Graduação em Licenciatura em Letras Português/Francês pela Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar/Senegal. Mestrado em Teoria e Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - UNESP, com ênfase em História, Cultura e Literatura. Tem experiência na área de Literatura Africana de língua francesa e Tradução Francês/Português. É doutoranda em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem na Universidade de Campinas – IEL/Unicamp.

 

Imagem: divulgação

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285-6986 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a domingo:
Jardim: das 7h às 22h
Museu: das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Governo do Estado de São Paulo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR