BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Evento Especial

ALEMANHA NA RUA

Por Consulado Geral da Alemanha em São Paulo

05/10 das 13h às 18h

Sábado, 5 de outubro de 2019, das 13h às 18h

 

Construído logo após o fim da 2ª Guerra Mundial, o muro de Berlim tornou-se um símbolo da divisão do mundo entre bloco ocidental e oriental. Com 156 km de extensão, provocou impactos profundos na vida alemã e também no mundo. Ícone do início da Guerra Fria, a queda do muro em 1989 também simbolizou o seu fim, e posteriormente, a reunificação alemã. Passados 30 anos, a Alemanha traz para a Casa das Rosas um evento que busca promover um diálogo sobre muros novos e antigos que ainda hoje separam as pessoas. 

 

A festa cultural “Alemanha na Rua” acontece dia 5 de outubro, das 13h às 18h. Entre os destaques estão um muro cenográfico que será grafitado ao vivo, Contação de histórias dos Irmãos Grimm com Letícia Liesenfeld, apresentação musical com a Big Band da Escola da Comunidade do Colégio Visconde de Porto Seguro, declamação de poesia seguida de roda de conversa sobre Literatura e Direitos Humanos e pocket-show da cantora teuto-brasileira Karina Buhr. Ao longo do dia, os visitantes poderão participar de atividades interativas sobre pontos turísticos alemães, bem como de brincadeiras com prêmios e gastronomia.

 

A festa finaliza as Jornadas Alemãs, uma semana de eventos gratuitos em comemoração ao Dia da Unidade Alemã, e, este ano em especial, também aos 30 anos da queda do Muro de Berlim e o 150º Aniversário do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo. O evento é realizado pelo Consulado Geral da Alemanha em São Paulo em parceria com outras entidades alemãs e com o apoio da Casa das Rosas, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, gerenciada pela POIESIS.

 

 Confira a programação completa:

 

13h: Arte X Muro: Grafite ao vivo do Muro de Berlim cenográfico.

 

13h: Contação de histórias dos Irmãos Grimm com a Letícia Liesenfeld. A atriz coloca em diálogo, em suas performances narrativas, o contar histórias e o dizer literário com o território da dança, criando espaços de reverberação das histórias com as dinâmicas visuais do corpo.

 

14h: Apresentação da Orquestra da Escola da Comunidade do Colégio Visconde de Porto Seguro. O repertório variado conta com músicas consagradas de autores alemães e brasileiros.

 

15h: Declamação de poesia seguida de roda de discussão com os participantes do projeto social “Literatura e Direitos Humanos: Para ler, ver e contar” com foco no livro “Catálogo de perdas” de João Anzanello Carrascoza.

 

17h: Apresentação da cantora Karina Buhr em seu projeto intimista voz e tambor. A cantora divide com o público as emoções e sua experiência de quando estava em Berlim em 1989 durante a queda do Muro.

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo