BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Sarau

Sarau das Editoras

Por Juliano Caravela

17/04 19h | atividade realizada online

Curadoria: Juliano Caravela

Com Daniel Perroni Ratto, Lucas dos Santos Lima, Mariana Lancellotti, Paula Valéria Andrade, Pedro Coêntro e Roger Willian

Sábado, 17 de abril, às 19h

 

O sarau volta em edição virtual, com o encontro de poetas e artistas em torno de expressões diversas – leitura de poemas, apresentações musicais, vídeos-poemas, entre outras – para despertar a sensibilidade poética dos espectadores e revelar vozes atuais da literatura. A editora convidada é a Algaroba.

 
O livro é um objeto multissensorial que sempre despertou o desejo pelo conhecimento. A Algaroba é uma árvore frondosa que dá frutos e sombra aos animais do sertão semiárido nordestino. É de Resistência, assim como a literatura no Brasil. A Editora Algaroba pretende ser, dentro do mercado editorial, uma editora voltada à literatura brasileira contemporânea, publicando poesia, romance, contos e crônicas. Para isso, não abre mão de buscar novos autores talentosos que não tiveram oportunidade em outras editoras e, também, autores já publicados que se identifiquem com o seu trabalho.
 
 
A atividade será transmitida pela página da Casa das Rosas no YouTube, que pode ser acessada clicando aqui.

 

 

Daniel Perroni Ratto é poeta, jornalista, músico e editor da Editora Algaroba. Pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA/USP. Foi o vencedor do PRÊMIO GUARULHOS DE LITERATURA em 2019, na categoria Escritor do Ano, com o livro, Alucinação. Em 2020 foi premiado no projeto E-VIVÊNCIAS – MEMÓRIAS, EXPERIÊNCIAS E TEORIAS da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Também em 2020, ganhou o PRÊMIO POR HISTÓRICO DE REALIZAÇÃO EM LITERATURA, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

 

Lucas dos Santos Lima, ou Lucas Lima, como consta em seus livros e publicações, é autor do livro Anámnesis pela GBL Editora. Poeta desde seus 12 anos, participou de diversas oficinas de literatura na cidade de Diadema, onde constituiu-se como admirador da arte e também como autor. Passou pelos cursos de Administração de Empresas, Teologia, e atualmente é discente em Filosofia. Constituiu carreira no setor financeiro, e hoje dedica-se a publicação de seu trabalho como escritor e às terapias holísticas. Em seu primeiro livro, apresenta crônicas, contos e poemas, em Epithymia, pela Editora Algaroba, consolida-se como autor de poemas.

 

Mariana Lancellotti é autora de Sobre amor, morte e moscas (Editora Algaroba, 2018). Nasceu na cidade de São Paulo em 1980, cursou Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero, tem pós-graduação em Sóciopsicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e formação em Clínica Psicanalítica pelo Centro de Estudos Psicanalíticos.

 

Juliano Caravela é poeta da Experiência. Canta, pousa e convida à poesia e meditação. Sua obra é uma degustação de poemas, melodias e insights da experiência cotidiana autobiográfica, com influências poéticas que vão do abstrato ao concreto haicaísta e musicais que vão da bossa nova ao pop brasileiro. Desconstrói e brinca com arquétipos, modelos e personagens, inverte a linguagem, instiga e promove em suas canções, versos e entrelinhas uma cosmologia poética da imanência. Ministra palestras e cursos sobre a poética no cotidiano. Curador idealizador do Sarau das Editoras na Casa das Rosas, além de gestor do Espaço Cultural de Arte Meditação AveVenus, em São Paulo. Publicou Samadhi – Vértebras em que versos correm (2016, Confraria do Vento) e o álbum poético-musical Transeunte (2018). Seus clipes e vídeos estão disponívels no youtube/Juliano Caravela.

 

Paula Valéria Andrade é poeta, escritora e artista visual, autora do livro A pandemia da invisibilidade do ser, pela Editora Algaroba em 2019. Como escritora, publicou mais de 20 livros: de poesia, arte-educação, antologias e seis livros-brinquedo infantis de pano e agora, um novo livro de Literatura Infantil. Recebeu prêmios literários em Portugal, Itália, Alemanha, EUA (NY), e, no Brasil, o Jabuti, APCA, Prêmio Guarulhos de Literatura 2020, com o livro A pandemia da invisibilidade do ser (Algaroba, 2019) e o PROAC 2020 com o livro O NOVO NO OVO, a ser publicado em 2021 pela Editora Algaroba.

 

Pedro Coêntro é autor do livro Reconstrução, pela Editora Algaroba. Saiu de casa aos 12 anos de idade, para estudar artes cênicas no Conservatório de Tatuí, que é uma cidade do interior paulista. Concluindo seu curso, em 2015, voltou para Tupã, outra cidade do interior paulista, sua terra natal. Nasceu lá, no dia 29 de março de 1998. Como bom ariano, que tem o fogo no rabo e calor emanando nas pernas e pulsos, resolveu enfrentar a capital.

 

Roger Willian, nascido em Ribeirão Pires em 1986. É professor de Sociologia da rede pública de ensino, autor de Pirilampo (Editora Algaroba, 2018) e da plaquete ...a terra pula corda com o braço da Via Láctea. (publicação independente, 2019). Atualmente, trabalha em um novo livro de poemas e outro de contos.



 

 

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Quarta a sábado, das 12h às 16h
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo