BUSCAR
Twitter
Twitter
Instagram
Facebook

Agenda

Evento Especial

VIRADA INCLUSIVA: Colóquio Libras Literária

Por Catharine Moreira, Mariana Ayelen, Rubens Gomes e Silvia Império

01/12 das 10h30 às 12h30

Com Catharine Moreira, Mariana Ayelen, Rubens Gomes e Silvia Império

Sábado, 1º de dezembro de 2018, das 10h30 às 12h30

Haverá tradução simultânea Português-Libras / Libras-Português

 

O encontro focalizará a criação literária em Libras e o protagonismo do surdo nessa atividade, focalizando desafios por eles enfrentados, como a criação de sinais específicos relativos à literatura e à poesia, e a prática da tradução-interpretação em Libras.

 

Faça sua inscrição online ou presencialmente, na recepção da Casa das Rosas, a partir de 15/11/2018, até o preenchimento das vagas. Para receber o certificado digital é necessário assinar a lista de presença no dia do evento. 

 

Catharine Moreira é atriz, poeta e dançarina surda. Formada em Engenharia de Telecomunicações com ênfase em Elétrica pela Universidade Santa Cecília - Santos /SP (2006), com pós-graduação em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pela Universidade Paulista (2017). Atua intensamente no SLAM do corpo. Da poesia para ações performáticas em trabalhos dirigidos por Christina Elias com o experimento Fragmentos de um (SI) e atualmente cofundadora do grupo TRANSCIATIVAS. Além de ser contadora de histórias em Libras e oficineira brincante no Grupo ÊBA! A experiência no teatro sempre foi significativa e ganhou força como profissão atualmente com a experiência na peça Todas/ da Mostra de Teatro de Curitiba.

Mariana Ayelen é poeta, surda, educadora, professora de Libras para ouvintes e surdos. Possui especialização em Arte na Educação: teoria e prática pela ECA-USP (2017) e em Ensino de Libras pelo Mackenzie (2015). É graduada em Pedagogia pela PUC SP (2012).

Rubens Gomes possui pós-graduação em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas Rio Branco (2016) e licenciatura em Pedagogia (2009). É tradutor-intérprete de Libras-português no Colégio Rio Branco da Fundação de Rotarianos de São Paulo (desde 2008) e instrutor de Libras na oficina de surdez e acessibilidade pelo Centro Profissionalizante Rio Branco. Possui certificação Prolibras MEC como tradutor-intérprete de Libras-Português (2006). Atua como intérprete e instrutor de Libras em eventos, congressos, workshops e como psicopedagogo institucional. É pesquisador na área da inclusão de surdos e de outras deficiências.

Silvia Império é pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Rio Branco e em Tendências Emergentes em Educação - Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere, da Finlândia. É formada em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e em Letras pela USP. Professora de Língua Portuguesa e Artes conta com 23 anos de experiência na área da Educação. Há dez anos começou a trabalhar com o ensino da língua portuguesa como segunda língua e de literatura para alunos surdos no Colégio Rio Branco - unidade Granja Viana. Produziu, por dois anos, material didático de Língua Portuguesa para as Editoras FTD e Moderna. Como palestrante, tem compartilhado suas práticas no Seminário Web Currículo - PUC, na Bett Brasil Educar e em cursos de pós-graduação do Instituto Singularidades.

CASA DAS ROSAS
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA
+55 (11) 3285.6986 | 3288.9447 contato@casadasrosas.org.br
Av. Paulista, 37 Bela Vista CEP 01311-902 São Paulo Brasil
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Terça-feira a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
(Passível de alteração, de acordo com a programação).
Governo do Estado de São Paulo